Portal Você Online

Meta é vacinar amazonenses de 18 anos até agosto

Governador está em Manacapuru acompanhando o mutirão de vacinação de 30 anos, que também é realizado em Novo Airão

Ao acompanhar o início do mutirão ‘Vacina Amazonas’ para acelerar a a campanha contra a Covid-19 em Manacapuru, na manhã deste sábado (19), o governador Wilson Lima afirmou que pretende vacinar toda população adulta, a partir de 18 anos, com a primeira dose, até o final do mês de agosto.

” Se a gente tiver uma frequência de recebimento de vacinas, pretendemos a vacinar toda população adulta a partir de 18 anos com a primeira dose, até o final do mês de agosto”, declarou o governador no 9º Batalhão de Polícia Militar em Manacapuru, um dos três locais que funcionam como ponto de vacinação.

Neste sábado, além de Manacapuru, também é realizado o mutirão de vacinação 30 em Novo Airão. A finalidade é agilizar a aplicação das doses de vacinas em todos as cidades amazonenses. Na próxima semana, será a vez dos moradores de Parintins, receber o mutirão Vacina Amazonas, 25 anos de idade.

Para essa ações de hoje, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) disponibilizou doses do imunizante AstraZeneca, sendo 8.560 doses para Manacapuru e 1.430 doses para Novo Airão. O público que deve se dirigir aos pontos de vacinação é a população com 30 anos de idade ou mais, sem comorbidades. É preciso levar documento pessoal original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).

Mais de 200 servidores de diversas secretarias do Governo do Amazonas estão envolvidos nesta ação. São equipes de vacinadores, técnicos para triagem, cadastramento e apoio logístico, além daqueles que terão a atribuição de fazer o transporte, fornecer alimentação das equipes e garantir a segurança da ação nos municípios.

Wilson Lima ressaltou que a vacina é a arma mais poderosa contra a Covid-19 e que todos os esforços do Governo do Estado estão voltados à aceleração da imunização no Amazonas, conforme mais remessas de vacinas sejam disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

Vacina Amazonas’ – Nos dias 12 e 13 deste mês, Manaus foi o primeiro município a receber o mutirão Vacina Amazonas. Em mais de 32 horas, com alguns pontos de vacinação abertos de forma ininterrupta, mais de 141 mil pessoas receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

Depois de Manacapuru e Novo Arião, Parintins será o quarto município a receber a operação, no dia 26 de junho. A previsão é que sejam vacinadas pessoas a partir de 25 anos sem comorbidades.

Segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI), 1.648.208 doses foram aplicadas em todo o estado até esta sexta-feira (18), sendo 1.127.921 de primeira dose e 520.287 de segunda dose.

A informação está disponível no site da FVS-AM, com acesso pelo https://bit.ly/3xv3TkG. As informações consolidadas pela FVS-AM são das secretarias municipais de saúde, responsáveis pela operacionalização da imunização contra Covid-19 em suas cidades.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *