
Após a filiação no último sábado (26) ao União Brasil, com o apoio de 48 prefeitos amazonenses para a sua reeeleição, o governador Wilson Lima e o prefeito de Manaus, David Almeida, estiveram juntos, na manhã desta segunda-feira (28), anunciando ações conjuntas no setor do agronegócio na região rural da capital do estado.
Almeida não esteve no evento de filiação de Lima, mas o seu ex-secretário de Educação e presidente regional do União Brasil, Pauderney Avelino, garantiu, na ocasião, que o prefeito estará junto com ele na campanha eleitoral.
A cerimônia com a presença do governador e o prefeito aconteceu nos ramais do Pau Rosa e Cooperativa, no km 21 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista).
O investimento do Estado e Município no setor foi sacramentado com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, que será executado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal.
As primeiras ações integradas serão realizadas por meio do Programa Manaus + Agro, Programa Peixe no Prato Solidário, além das entregas de cartões de produtor e declarações do Pronaf.
Termo de Cooperação
A cooperação vai promover o aporte de recursos humanos e insumos para realização de assistência e capacitação técnicas para os agricultores familiares e apoio com fomento às cadeias de piscicultura, olericultura, fruticultura e produção animal dos pólos rurais do município.
“Quem ganha também é o consumidor de Manaus, que vai poder consumir um produto fresco e de qualidade”, afirmou o secretário da Sepror, Petrúcio Magalhães.
Peixe no Prato

Os moradores do entorno dos ramais do Pau Rosa e Cooperativa participaram do Programa Peixe no Prato Solidário. Foram doada 1,5 tonelada de através da ADS, para 500 família.
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) entregou mais de 60 Cartões de Produtor Primário e sete Declarações de Aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura – DAP/Pronaf.
O agricultor Valdir Viana Nunes, de 56 anos, mora com a família no ramal da Cooperativa, foi um dos que receberam o Cartão do Produtor Rural. “Mais possibilidades de entregar produtos, né? Merenda escolar, melhorar a produção e comprar insumos porque tem desconto onde a gente compra. Tudo isso facilita pra gente. A gente não tinha acesso ao crédito rural, não tínhamos uma data para entregar a produção. Agora melhorou”, disse.
O cartão proporciona a isenção de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), descontos na aquisição de insumos, maquinários agrícolas e descontos na conta de energia elétrica. Para o processo de aposentadoria, o documento serve para comprovar o tempo de trabalho na atividade rural.
Entregas
O governo amazonense realizou, ainda, a entrega de um trator agrícola 80CV para a Associação Comunitária Novo Horizonte.
O fomento no valor de R$ 150 mil, é oriundo do edital para o setor primário do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).
Com o equipamento, a entidade irá oferecer melhores condições de trabalho aos seus 64 agricultores diretos, além do aumento de renda e produtividade das áreas de cultivo.


