
O governador Wilson Lima entregou ajuda humanitária famílias vítimas da enchente do Rio Purus em Boca do Acre neste sábado (27). Ele coordenou as as ações da força-tarefa no município que está estado de emergência.
Apenas 10% da cidade estava fora d’água hoje e a água avança inundando casas, o posto médicos e pode atingir a estação de abastecimento de água. A energia elétrica foi desligada para evitar acidentes.
O município recebeu do Estado, 34 toneladas de alimentos; 500 botijões de gás; mil galões de água mineral; três caminhões pipa e quatro embarcações de médio porte para suporte na logística de transporte.
O governador cumpre agenda de trabalho nos municípios localizados nas calhas dos rio Purus e Juruá. A viagem começou na sexta (26) à noite e continua no fim de semana.
“Estamos trazendo ajuda humanitária, entregando cestas básicas, botijas de gás. Estamos entregando galões de água para famílias que estão sem água potável. Também trouxemos carros pipa e embarcações para fazer entregas nas comunidades mais distantes. Semana que vem a gente começa a instalação de estruturas para ter água potável em algumas comunidades”, informou governador.

O Estado vai instalar mini-estações de purificadores de água em Boca do Acre e municípios mais atingidos pela água. O trabalho tem o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que vai transportar mantimentos, os equipamentos ajudar em outras ações nos municípios do estado.
Medicamentos
“Vamos aumentar o número de medicamentos da nossa Central de Medicamentos, levando em consideração algumas doenças que são próprias do período da cheia. E estamos alinhando algumas outras ações com o município, para que possamos aumentar essa ajuda para esses irmãos atingidos pela cheia”, afirmou o governador.
Planejamento
Segundo o coronel da Defesa Civil, Francisco Máximo Filho, o Plano de Contingência de socorro às famílias tem duas ações: que atende as respostas imediatas, feitas com ações pontuais de acordo com as necessidades do município. E outro, o de Resposta, que trata de ações complementares para finalizar todas as demandas necessárias.
“O Estado também vai fazer ações complementares fazendo o que for possível para reparar todos os danos causados por essa enchente”, explicou Máximo.
Energia elétrica
O Plano de Contingência abrange a fiscalização no fornecimento de energia elétrica nos municípios, principalmente em órgãos e estruturas essenciais das localidades. e manemos contato com
“Estamos checando hospitais e tratamos com a empresa para que não haja desabastecimento. Essa região aqui é toda por combustível e, no caso de Boca do Acre e desses cinco municípios que estamos visitando, todos esses estão com sua energia garantida”, informou o coronel.
Ajuda para Pauni
O governador Wilson Lima esteve no município de Pauini, onde fez a entrega do kit de alimentação do programa “Merenda em Casa” para as famílias, e também acompanhou a vacinação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19.
O governo do Estado já repassou para o município a primeira parcela do FTI de 2021, no valor de R$ 396.475,80. Os investimentos em equipamentos e material para o hospital somam R$ 197 mil.
Conforme dados gerenciados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), já foram aplicadas 1.031 doses (da 1ª e 2ª doses) da vacina contra Covid-19.
A enfermeira e coordenadora de saúde do município de Pauini, Gisele Melo de Noronha, recebeu a segunda dose da vacina contra covid-19, e afirma que a esperança reacende para continuar ajudando as demais famílias da cidade.
“A gente se enche de esperança por estar vindo mais doses, em um espaço de tempo bem curto também, então a gente fica cheio de esperança pra poder vacinar toda a nossa gente. Todos nós ficamos, porque a vacina é uma chance de nós passarmos por essa pandemia bem, porque ela protege nos casos mais graves, então é o que a gente quer. A gente não quer que as pessoas morram, então isso pra nós é uma alegria imensurável”.


