Portal Você Online

Wilson Lima entrega veículos para polícia com câmeras de leitura facial e monitoradas por satélite

Modernos equipamentos para as forças de segurança serão utilizados na capital e no interior do estado

O governador Wilson Lima entregou, nesta sexta-feira (3), na Arena da Amazônia, 32 novas viaturas com tecnologia de ponta para a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e equipamentos eletrônicos para a área científica e investigativa da Polícia Civil.

Dois equipamentos doados pela empresa israelense Cellebrite e a The Exodus Road, organização não governamental especializada no combate ao tráfico de pessoas, pedofilia e exploração sexual.

“O monitoramento de câmera vai permitir que o policial já saia sabendo para onde vai, com o número da placa do carro. Tudo monitorado”, disse o governador.

Advertisement
Governador Wilson Lima, durante entrega dos equipamentos para segurança do estado

Os equipamentos serão utilizados na extração de dados de aparelhos celulares para a elucidação de crimes, sobretudo no combate ao tráfico humano.

“Os equipamentos vão ficar na capital para fazer parte do acervo de inteligência. A gente vai receber a capacitação da empresa para construir os inquéritos e a área investigativa”, afirmou Lima.

Os novos veículos têm condições de enfrentar terrenos de difícil acesso e possuem tecnologia como câmera para reconhecimento facial e para leitura de placas de veículos. “Se houver, no raio dessa viatura, um veículo roubado, ele será identificado automaticamente”, informou Wilson Lima.

O governador destacou ainda que as viaturas são monitoradas via satélite e podem ser identificadas em qualquer lugar, em tempo real. “Isso é importante para dar segurança para o nosso policial que está na linha de frente”, completou.

Treinamento – Em 30 de julho último, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas, a Polícia Civil do Amazonas, em parceria com a The Exodus Road, iniciou a preparação e capacitação de policiais por meio de um curso virtual para combater o tráfico humano, seja ele com a finalidade de exploração sexual ou comercial, e outros crimes desta natureza ocorridos no Amazonas.

O treinamento atende um termo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e a ONG, que trabalha no combate a esses crimes.

“A Exodus é uma ONG que qualifica policiais para o tráfico humano. O tráfico humano é um crime que a gente não consegue enxergar com tanta facilidade. Daí a importância de você ter um grupo especializado para combater essa prática delituosas”, explicou o governador.

The Exodus Road – A ONG trabalha com a missão de ajudar a segurança pública a deter traficantes que usam força, fraude ou coerção para controlar as vítimas com o propósito de utilizá-las para trabalho forçado ou serviços sexuais contra sua vontade.

Cellebrite – É um programa para computador pensado para uso exclusivo por autoridades policiais. É utilizado para desbloquear os celulares e ir a fundo nas informações contidas nos aparelhos, chegando até a rastros de arquivos apagados.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *