Portal Você Online

Wilson Lima inspeciona obras do FHemoam e conhece pesquisa com plasma para tratar Covid-19

O governador Wilson Lima visitou, na tarde desta quarta-feira (10), as obras do Hospital do Sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), que foram retomadas pelo Governo do Estado. Com investimento de R$ 39,8 milhões, a unidade terá 15 mil metros quadrados e permitirá o aumento da capacidade atual de assistência hematológica e oncohematológica no Amazonas.

“Essa é uma estrutura moderna e quando nós a inaugurarmos, será o maior hemocentro do norte do país, um dos maiores do Brasil. Nós vamos aumentar nossa capacidade em até seis vezes, vamos sair de 26 leitos para 185. É uma obra que, quando eu assumi o governo, em 2019, estava em 6% e hoje temos 65% de obra concluída. Nós estamos trabalhando para entregar esse prédio até o final deste ano”, afirmou o governador.

Doação – Wilson Lima também visitou as instalações do Hemoam, que prepara uma série de ações voltadas ao Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a doação de sangue, e ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no próximo domingo (14). O governador esteve no banco de sangue da instituição e ressaltou a importância dos doadores para manutenção do estoque no estado.

Protocolo para Covid-19 – O governador conheceu, ainda, o processo de coleta de plasma convalescente para auxiliar no tratamento de pacientes com Covid-19, que o Hemoam está realizando desde o início do mês. O procedimento tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e foi formatado em um protocolo que está em andamento em diversos estados brasileiros.

A eficiência desse método contra a Covid-19 já é reconhecida internacionalmente. Estudos indicam que o plasma convalescente pode diminuir a mortalidade e a carga viral da doença, promovendo melhora clínica, com a diminuição do tempo de internação dos pacientes.

“O Hemoam avançou muito nesse sentido. Ele está retirando o sangue daquelas pessoas que já foram infectadas, que estão fora do período de transmissão, e está utilizando esse plasma para colocar naquelas pessoas que têm Covid. Isso faz com que essas pessoas aumentem a sua imunidade e que logo se recuperem. O estudo aqui do Hemoam já foi concluído e agora, está passando para uma outra fase, que é a distribuição desses plasmas para unidades de saúde do estado”, ressaltou Wilson Lima.

A coleta do plasma funciona por agendamento, que pode ser feito por meio dos números (92) 3655-0166, 98421-4184 e 99984-4585, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O processo é idêntico ao de doação de sangue comum. Porém, para o plasma convalescente, o candidato precisa atender a alguns critérios específicos, tais como: ser do sexo masculino; ter entre 18 e 60 anos; comprovar que teve Covid-19 confirmada por meio do teste PCR; doar no mínimo 30 dias após o desaparecimento total dos sintomas; não ter histórico de hepatite B ou C, sífilis, HIV, HTLV ou doença de Chagas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *