O bairro Amazonino Mendes é o primeiro a receber o programa “Muda Manaus” do Governo do Amazonas que tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade social e melhorar a qualidade de vida da população na capital do Estado, de acordo com o governo.
O programa foi lançado nesta quinta-feira (5) pelo governador Wilson Lima no Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo, para onde também foi transferido o gabinete do governador até o próximo sábado (7).
As atividades do “Muda Manaus” são realizadas por 24 órgãos da administração estadual. O Amazonino Mendes (Mutirão), fica localizado na Zona Norte de Manaus, e abriga mais de 110 mil pessoas.
“Nós vamos fazer isso, inicialmente, a cada dois meses, mas a ideia é que a partir de março ou abril, a gente comece a fazer uma vez por mês. Estamos finalizando esse cronograma para atender todos os bairros de Manaus”, afirmou Wilson Lima.
O próximo bairro a receber as ações do “Muda Manaus” será o Jorge Teixeira, na zona leste da capital.
Todos os recursos aplicados na execução do programa são próprios do Estado, provenientes dos orçamentos já previstos em cada uma das secretarias envolvidas nas ações, totalizando, aproximadamente, R$ 5 milhões.
Ações
Nesta primeira edição, 24 órgãos da administração estadual vão realizar ações no bairro Amazonino Mendes (Mutirão), contemplando os seis eixos de atuação do programa: Educação, Esporte e Lazer; Emprego e Renda; Infraestrutura, Habitação e Saneamento Urbano; Justiça, Cidadania, Cultura e Assistência Social; Saúde e Assistência Familiar; e Segurança e Ordem Pública.
Como parte do “Muda Manaus”, uma grande ação social acontece até o próximo sábado (7), no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonízia Lobo, com a oferta de serviços de cidadania, assistência jurídica, segurança, saúde, educação, cultura, esporte e lazer, além de atendimentos e orientações a trabalhadores, empreendedores, consumidores e de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Neste período, Wilson Lima também fará a entrega de R$ 445.524,73 em créditos solidários e financiamentos, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), beneficiando 267 microempreendedores do bairro Amazonino Mendes.
O governador também entregará 110 títulos definitivos de terra, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e Territórios (SECT), e de 95 termos de termos de quitação de imóveis, através da Superintendência de Estado de Habitação (Suhab), a moradores do bairro.
Revitalização
Durante o lançamento do programa, o governador Wilson Lima anunciou as demais ações que continuarão sendo executadas no bairro nos próximos dias. Entre os anúncios, estão investimentos para a revitalização do CECF Teonízia Lobo, do Campo de Lidam e do 27⁰ Distrito Integrado de Polícia (DIP), que serão feitos sob a coordenação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).
Estão previstas, ainda, a construção de acessos (como pequenas pontes e escadarias) e a revitalização das ruas do bairro Amazonino Mendes (Mutirão) e adjacências, para melhorar a mobilidade dos moradores da região. As intervenções contemplam serviços de limpeza, tapa-buracos, drenagem superficial e profunda, desobstrução de bueiros e revitalização de meio-fio e sarjeta.
Transformação social
Com o programa “Muda Manaus”, coordenado pela Secretaria Executiva de Projetos Especiais, vinculada à Casa Civil, o Governo do Amazonas vai manter ações continuadas e integradas em diferentes bairros de Manaus, com prioridade para aqueles que apresentam maior índice de criminalidade e vulnerabilidade social.
Desta forma, as ações visam oferecer à cidade de Manaus e, em especial, ao bairro Amazonino Mendes (Mutirão), em parceria com a comunidade e com todos os órgãos envolvidos, soluções integradas por meio dos serviços públicos de segurança ostensiva e judiciária, infraestrutura, socorro, proteção social, ordenamento urbano, esporte e lazer, cidadania, defesa civil, educação, geração de emprego e renda, melhoria da qualidade de vida e transformação social, em nível de excelência.