Governador autorizou o pagamento inédito de recursos para estimular a produção do produto na região do Alto Rio Negro

O governador Wilson Lima entregou insumos para mais de 2,5 mil moradores do município de Barcelos que atuam no setor primário (399 km de Manaus). Ele autorizou o pagamento de subsídios para a piaçava extraída na região do Rio Negro, entregou mudas e participou do projeto “Peixe no Prato Solidário”, que distribui 2,5 toneladas de peixe e uma de farinha para famílias mais vulneráveis.
O Estado pagou aos produtores R$ 486 mil, que vai beneficiar 161 trabalhadores ligados à Cooperativa dos Piaçabeiros do Médio e Alto Rio Negro (Coopiacamarin).
Wilson Lima autorizou a doação de 100 máquinas de fazer vassoura e 1,5 mil itens da agricultura familiar. Todos os repasses foram coordenados pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), que ainda promoveu a compra de 1,5 tonelada de insumos cultivados por produtores de Barcelos, como parte do Programa de Assistência Familiar (PAF).
Incentivo à produção
Por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror), foram entregues 40 kits de mudas de citros, compostos por 20 mudas de laranja e dez mudas de limão; 36 kits de pesca ornamental (kit piabeiro), formados por caixa branca de 40 litros, lanternas de cabeça e de mão, tela mosquiteira e faca em inox, dentre outros itens; e 5 mil alevinos. Ao todo, essas entregas beneficiarão diretamente 96 pessoas.
Promoção social
Por meio de edital do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), o governo estadual beneficiou a Associação Moradores do Rio Unini (AMORU) com um cheque-pagamento no valor de R$ 148.580. Com a verba, a entidade, que atende direta e indiretamente cerca de mil famílias, irá adquirir equipamentos como motor a diesel e de popa, além de computadores completos.