O governador do Amazonas, Wilson Lima, participou do evento comemorativo ao cardeal Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus. A solenidade foi realizada no sábado (3), na Catedral Metropolitana de Manaus Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade.
A cerimônia foi o primeiro evento de Dom Leonardo Steiner após ser nomeado cardeal pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no último dia 27 de agosto.
A coroação de um arcebispo é um fato inédito para o Amazonas e a região Norte do país. Esta é a primeira vez que Manaus tem representatividade no mais alto clero da Igreja Católica Romana.
O governador Wilson Lima, destacou que esse é um importante momento para a região amazônica, que cada vez mais tem chamado atenção da Igreja e do mundo.
“É um momento importante para a Amazônia, porque o Papa faz mais um gesto da preocupação com o povo que mora aqui, da estratégia que tem a Amazônia para o mundo. A Igreja Católica fez um gesto muito significativo em 2019, com o Sínodo da Amazônia e, agora, a gente tem um conselheiro que vai ser a voz do negro, do caboclo, do ribeirinho e do indígena que mora aqui nessa região” disse o governador.
Além do governador Wilson Lima, a cerimônia contou com a presença do prefeito de Manaus, David Almeida, e de lideranças da Igreja Católica, além de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e parlamentares estaduais. Durante a acolhida, o arcebispo de Manaus reforçou o compromisso do Papa Francisco com a região amazônica.
“A criação de um cardeal para a região amazônica mostra a proximidade do Papa Francisco para com toda a sua região. Fazer presente aqui nesta solenidade e ser recebido por todas as autoridades é um sinal para trabalharmos e servirmos para o bem do povo de Deus”, afirmou o cardeal.