Solicitação foi oficializada após reunião do governador com o ministro da Justiça ontem, em Brasília, para a retirada dos garimpeiros na região

Após reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, ontem, em Brasília, o governador do Amazonas, Wilson Lima, formalizou, nesta sexta-feira (26), o pedido de apoio da Força Nacional de Segurança para atuar no Rio Madeira, onde garimpeiros estão instalados na altura de Autazes, a 120 km de Manaus.
“Solicito a possibilidade de Vossa Excelência autorizar a Força Nacional de Segurança Pública, em caráter emergencial, disponibilizar efetivo especializado, materiais e logística para auxiliar as Forças de Segurança e Salvamento do Amazonas, a Polícia Federal, a Marinha do Brasil e o Ibama no enfrentamento das ações de garimpeiros na região”, escreveu o governador ao ministro.
A confirmação do pedido de presença da Força Nacional ocorre mesmo tempo em que garimpeiros começarem a se dispersar em direção a Nova Olinda do Norte. O objetivo do Estado é solucionar a situação, evitar o retorno dos invasores e coibir novos ilícitos ambientais.

Fronteira
Em Brasília, Wilson Lima também recebeu do presidente da República, Jair Bolsonaro, viaturas caracterizadas que vão fortalecer o trabalho de policiais que atuam no Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA). As entregas foram realizadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para 12 estados e para a Polícia Federal.