Portal Você Online

’Zé Roberto’ pode voltar para presídio no Amazonas


Líder da FDN foi transferido Sistema Penitenciário Federal de Mato Grosso após promover rebeliões e comandar o trafico no Estado.

Foto: Reprodução

O líder da facção criminosa Família do Norte (FDN), José Roberto Fernandes Barbosa, vulgo “Zé Roberto da Compensa”, que está cumprindo pena na penitenciária federal de Campo Grande (MS), pode ser transferido para uma unidade do sistema carcerário do Amazonas após expiração do tempo de permanência em prisão federal.

De acordo com informações de um documento enviado a 2ª Vara Federal Criminal de Manaus, o período de permanência de ‘Zé Roberto’, na unidade federal acabará no dia 29 de novembro deste ano.

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), havia estipulado um prazo, em 27 de setembro deste ano, de cinco dias, para a defesa do preso e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) se pronunciarem sobre o tempo de “Zé Roberto” no sistema penitenciário federal, porém não obteve resposta.

A defesa de ‘Zé Roberto’ informou que o prazo de cinco dias já esgotou, mas que a expiração do prazo de permanência no sistema penitenciário federal ficará a cargo do juiz federal amazonense, Leonardo Araújo de Miranda Fernandes .

Em documento, o Ministério de Justiça e Segurança Pública revelou que o detendo foi transferido em 2013 para a unidade prisional de Catanduvas (PR), e voltou ao Amazonas no dia 6 de março de 2014. No dia 20 de novembro de 2015, a Superintendência da Polícia Federal pediu a inclusão dele e de outros criminosos no sistema penitenciário, por meio da Operação ‘La Muralla’, que interceptou telefones da FDN.

Segundo a Justiça Federal, o narcotraficante é apontado como liderança dentro do sistema penitenciário estadual e é responsável liderar rebeliões em unidades prisionais no estado do Amazonas, o que motivou a transferência para o Sistema Penitenciário Federal de Mato Grosso.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *