Portal Você Online

Zebra: Arábia Saudita surpreende e vence Argentina na Copa

 (crédito:  AFP)

A Arábia Saudita venceu a Argentina de virada, no início da manhã, desta terça-feira (22) por 2 x 1 e fez história na Copa do Mundo no Catar, ao bater o adversário duas vezes campeão do mundo e que vinha invicto há 37 jogos.

Os hermanos abriram o placar com gol de Messi de pênalti logo no começo de jogo, aos nove minutos, dando a falsa impressão de que a partida estava sob controle. Só esqueceram de combinar com os árabes, que jogaram com uma boa linha alta de impedimento bem treinada, que anulou o ataque adversário – seis impedimentos em 30 minutos.

Com o marcador aberto, os argentinos manteram a calma e o ritmo de jogo, com os árabes chegando junto em todas as bolas e ganhando a maioria das divididas. Com o meio de campo congestionado, a seleção seleste tocou a bola, sofrendo com esporádicas faltas dos rivais.

Chegando raramente em bolas paradas, os sauditas não incomodavam a defensiva argentina, complicando-se pelo incômodo muscular de seu principal jogador, Salman Al-Faraj. O capitão não resistiu e saiu ao fim da etapa inicial.

O pouco ímpeto argentino foi pago com o empate saudita: em jogada pelo meio da defesa, Yahya Al-Shehri ganhou de Cristian Romero e bateu cruzado, sem chances para Emiliano Martínez, enlouquecendo a torcida árabe no estádio de Lusail.

O gol energizou os árabes, com a Argentina tendo de rodar mais rapidamente a bola em meio a uma boa e incessante marcação. A pressão resultou na virada repentina aos sete, com golaço de Salem Al-Dawsari, em chute de fora da área, após driblar três argentinos e colocar a bola nas redes do goleiro.

Lionel Scaloni resolveu mexer no atacado: colocou Julián Álvarez, Lisandro Martínez e Enzo Fernández. Em bola parada, os argentinos voltaram a pressionar aos 17, com Nicolás Tagliafico perdendo um gol inacreditável cara a cara com Al-Owais, com um lado de meta aberta.

As alternativas do treinador argentino, com a defesa saudita bem postada, não surtiram qualquer efeito frente à apatia no meio de campo de seu time.

Até Messi precisou subir na área para cabecear uma bola aos 38, tendo jogado fora uma cobrança de falta anteriormente. Sem reação, a Argentina foi irreconhecível na etapa complementar. O tradicional “huevo”, sinônimo de raça em campo, tão vendido pelos hermanos, foi mais mostrado pelos adversários do que pela apagada Scaloneta.

Aos 49, com mais quatro por jogar, Yasser Al-Shahrani teve uma queda complicada em um lance de bola aérea, em choque com seu goleiro. O jogo teve 14 minutos de prorrogação na etapa final.

A derrota é a primeira em estreias de Copa do Mundo para a Argentina desde a edição Itália-1990, ao cair para Camarões pela diferença mínima.

Os sauditas voltam a entrar em campo no próximo sábado (26), às 10h, contra a Polônia, no Estádio da Educação. Já os atuais campeões da Copa América voltam a jogar no mesmo estádio no mesmo dia, às 16h, contra o México.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *