Portal Você Online

Zoonoses investiga surgimento de escorpiões em bairro de Manaus

Os moradores informaram que nas últimas semanas vem ocorrendo o aparecimento desses animais, naquela área

Equipe de técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Manaus, investiga o surgimento de escorpiões, classificados como animais peçonhentos. A equipe esteve nesta quinta-feira, (20), nas ruas Treviso e Síria, no Nova Cidade, zona Norte, após os moradores informaram que nas últimas semanas vem ocorrendo o aparecimento desses animais, na região.     

A chefe do Setor de Remoção e Captura do CCZ, bióloga Shelley Fernandes, explica que no período chuvoso, com a subida acentuada do nível dos rios e igarapés, as águas acabam invadindo o habitat natural dessas espécies, alagando as tocas de animais peçonhentos e eles saem desses lugares em busca de abrigo e alimentos em outros lugares. Normalmente se abrigam sob entulhos, em frestas de muros e acabam se aproximando das pessoas.

Segundo ela, ao encontrar um animal peçonhento, a orientação é não se aproximar, muito menos tentar capturar. O contato com o CCZ deve ser feito por meio de mensagens via WhatsApp, pelo número 92 98842-8484, com fotos do animal, do local e informações de endereço, em horário comercial.

Aplicação de soroterapia em acidentes por animais peçonhentos é tema de webpalestra da FVS-AM

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio da Gerência de Zoonoses (GZ), realiza nesta sexta-feira (21), a webpalestra “Soroterapia em Acidentes por Animais Peçonhentos” para capacitar técnicos do interior do estado sobre aplicação correta do soro em pacientes que sofreram esse tipo acidente. Para acompanhar a palestra, basta acessar o link https://bit.ly/3yrmCPj.

Nesta época do ano, em decorrência das enchentes causadas no período chuvoso, é registrado o aumento de acidentes principalmente por serpentes. Com a subida do nível das águas, os animais tendem a procurar abrigo em locais fechados e aquecidos, e acabam entrando em residências habitadas.

“É essencial que todos os profissionais saibam classificar o tipo de acidente, a gravidade do caso e o soro mais adequado para o atendimento, considerando os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde, a fim de evitar sequelas ou até mesmo óbitos”, reforça Jonnielma.

Soroterapia – Entre janeiro a abril de 2021, foram distribuídas mais de 5.550 doses de soros antivenenos para acidentes com animais peçonhentos no Amazonas.

Prevenção – A gerente da GZ/FVS, Ana Cristina Campos, chama atenção da população, principalmente ribeirinha, aos cuidados necessários para evitar ataques de animais peçonhentos. “Neste período, os cuidados para evitar os acidentes devem ser redobrados para evitar essas ocorrências”, ressaltou Ana Cristina.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, incluindo o monitoramento de indicadores de acidentes com animais peçonhentos, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças (DVA/FVS-AM), via Gerência de Zoonoses (GZ/DVA/FVS-AM).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551. Os contatos específicos do DVA/FVS-AM e GZ/DVA/FVS-AM são, respectivamente, 3182-8547 e 3182-8544.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *