Avanço de uma massa de ar polar pode derrubar a temperatura em até sete calhas de rios que compõem a Bacia Amazônica, entre quinta-feira (29) e sábado (31)

Uma onda de frio que avança pelo Sul e Sudeste do Brasil deverá chegar a Região Norte do país e atingir o Amazonas, entre a próxima quinta-feira (29) e sábado (31), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é que as temperaturas fiquem entre 6°C e 8°C em grande parte do estado
De acordo com o alerta emitido pela Defesa Civil do Amazonas nesta segunda-feira (26), as regiões que devem ser mais afetadas são as calhas do Juruá, Purus, Madeira, Alto Solimões, Médio Solimões, Baixo Solimões e Rio Negro.
A queda das temperaturas é provocada pela chegada de uma massa de ar frio que atinge toda a região Sul e Sudeste – com previsão de geada no Rio de Janeiro e Minas Gerais nas próximas horas – , além de boa parte do Centro-Oeste e alguns estados do Norte e Nordeste.
Frio recorde
Ainda segundo o Inmet, a partir desta terça-feira (27), Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e extremo-sul de São Paulo também passam a sentir a mudança no tempo, com chance de chuva.
Entre os dias 28 e 29 de julho, quarta e quinta-feira, a massa de ar frio predominará pelo restante das Regiões Sudeste, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Centro-Oeste, atingindo ainda Mato Grosso e sul de Goiás, além do sudoeste da Amazônia Legal, ocasionando o fenômeno regional mais conhecido regionalmente como ‘friagem’.
As menores temperaturas na região Sudeste deverão ocorrer na quinta (29) e na sexta-feira (30), com os termômetros negativos na Serra da Mantiqueira.