
O primeiro domingo de reabertura da praia da Ponta Negra após a flexibilização do uso do balneário nos finais de semana, foi tranquilo, sem ocorrências, com pancadas de chuva e um sol típico dos dias de novembro, com crianças correndo pela areia, banho de rio e famílias reunidas.
Pela manhã, com chuva, a faixa de areia foi pouco movimentada, tendo maior fluxo de banhistas pelo período da tarde. Com mais de 70% da população vacinável imunizada contra a Covid-19, o prefeito de Manaus, David Almeida, reabriu o acesso à praia também aos domingos.
A Prefeitura de Manaus segue orientando os frequentadores do espaço público sobre a necessidade do uso de máscara e de se manter o distanciamento social, evitando aglomerações. O Rio Negro está na vazante e a faixa de areia está extensa e permite mais espaço.
Para o policial Hernandes Júnior, o primeiro dia de reabertura da praia aos domingos é o que ela chama de “novo normal”. “Estamos na pandemia e precisamos tomar os cuidados necessários, usar máscara, álcool em gel, manter o distanciamento social possível e seguir vacinando a população, para que possamos brincar neste ponto turístico, que é a Ponta Negra. Agradeço às autoridades e ao prefeito David Almeida, pelo bom andamento na campanha de vacinação e que cada vez mais se aprofunde, para que todos possam estar vacinados em breve”, disse.

Acesso
Em abril deste ano, o prefeito ampliou o espaço destinado à prática de exercícios físicos individuais e caminhadas no complexo turístico Ponta Negra com a abertura de uma faixa liberada aos domingos.
A flexibilização de medidas restritivas permitiu o acesso à praia do complexo de segunda a sexta-feira, de 6h às 17h. Não apenas os frequentadores devem respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros, mantendo sua segurança, mas também os proprietários de embarcações.
Agentes de segurança, como Guarda Municipal e Polícia Militar, estão atuando para retirada de quem insiste em desrespeitar o uso correto no balneário.
Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.


