Candidatos disputam 11.147 vagas da Universidade de São Paulo (USP). Lista de aprovados será divulgada em 11 de fevereiro.
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou nesta segunda-feira (20) a lista de candidatos aprovados para a segunda fase do seu vestibular 2022, que seleciona alunos para 11.147 vagas da Universidade de São Paulo (USP) em 2022.
Pelo menos 8.211 dessas vagas serão destinadas à seleção feita pelo vestibular da Fuvest. As outras 2.936 vagas serão destinadas pela USP para a seleção de estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu/Enem).
Os candidatos convocados para a segunda fase farão o exame nos dias 16 e 17 de janeiro. Os locais de prova estão disponíveis na área do candidato no site da FUVEST. Na segunda fase os candidatos farão uma prova de português e redação, e de disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida.
A divulgação da primeira lista de aprovados ocorre em 11 de fevereiro.
A primeira fase do vestibular foi no dia 12 de dezembro. O exame teve 5 horas de duração e foi aplicado em 35 cidades do estado de São Paulo. Foram 90 questões de múltiplas escolhas sobre biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química, além de questões interdisciplinares.
Disputa vagas
A carreira de Medicina em São Paulo lidera o ranking de concorrência do vestibular Fuvest 2022, tanto no número total de candidatos inscritos, 15.224 estudantes, quanto na relação de candidatos por vaga, com índice 124,8 por vaga.
O curso de Direito (São Paulo e Ribeirão Preto) ficou em segundo lugar, com 8.130 estudantes inscritos, seguido de Medicina (Ribeirão Preto), com 7.560 inscritos.
Veja os 10 cursos mais concorridos da Fuvest 2022
- Medicina (São Paulo) – 124,8 candidatos por vaga
- Medicina (Ribeirão Preto) -100,8 candidatos por vaga
- Medicina (Bauru) – 96,1 candidatos por vaga
- Psicologia (São Paulo) – 62,2 candidatos por vaga
- Relações Internacionais (São Paulo) – 47,2 candidatos por vaga
- Ciências Biomédicas (São Paulo) – 45,0 candidatos por vaga
- Curso Superior do Audiovisual (São Paulo)- 43,3 candidatos por vaga
- Psicologia (Ribeirão Preto) – 39,2 candidatos por vaga
- Design (São Paulo) – 34,7 candidatos por vaga
- Medicina Veterinária (São Paulo) – 33,9 candidatos por vaga
O total de participantes deste ano é menor do que o da edição passada do vestibular. A queda foi maior entre o grupo conhecido como PPI: os pretos, pardos ou indígenas.
Do total de USP, pouco mais de 20 mil, ou 20,1%, se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas no ato de inscrição. É a menor proporção em nove anos, maior apenas que a da Fuvest 2013, quando 19,6% dos candidatos eram PPI.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Regras sanitárias
Por causa da pandemia do coronavírus, os protocolos de prevenção adotados em 2020 serão mantidos. A ocupação máxima dos locais de prova será de 50% do total em cada escola, e os estudantes deverão manter o uso de máscaras, cobrindo nariz e boca, durante todo o tempo de prova. Ela somente poderá ser retirada quando o candidato for beber água e durante o reconhecimento facial. Durante a prova, um fiscal irá passar na sala com um tablet para fazer esse reconhecimento.
Haverá disponibilização de álcool em gel para a higiene das mãos e de álcool etílico para a limpeza da mesa do candidato. O consumo de alimentação dentro das salas no período de aplicação de exame continua proibido. Se o vestibulando quiser comer, deverá pedir permissão ao fiscal e se alimentar em um local demarcado pela coordenação da escola. No entanto, o tempo que o candidato gastar com sua alimentação não será reposto.
Veja as recomendações da Fuvest
Ao chegar ao local de prova:
- Dirija-se imediatamente à sala de aula;
- Evite ficar no corredor e fazer aglomeração;
- Utilize a máscara durante todo o tempo de permanência na escola.
Ao chegar à sala de aplicação de prova:
- Identifique-se: mostre seu documento oficial com foto para o fiscal da sala. Não é necessário entregar o documento na mão do fiscal. Evite contato físico. Comunique-se apenas de forma essencial;
- Sente-se: identifique a sua carteira – há um cartão personalizado de papel com o seu nome colado nela, e sente-se. Evite trânsito desnecessário pela sala de prova;
- Higienize-se: o candidato encontrará um sachê com um tecido embebido em álcool sobre a sua mesa. Abra o sachê, retire o pano e higienize a sua mesa. Descarte esse tecido no lixo.
Durante a prova:
- Utilize a máscara durante todo o tempo de permanência na escola;
- A Fuvest irá fornecer um envelope para cada candidato colocar sua máscara usada, caso queira trocá-la enquanto o exame estiver em curso;
- O candidato poderá fazer uso livremente do álcool em gel disponível na sala, devendo solicitar ao fiscal que leve o frasco até ele. O estudante também pode levar seu próprio álcool em gel;
- Os candidatos não poderão comer dentro da sala de aplicação de prova.
O que levar
- Documento de identidade original;
- Caneta transparente de tinta azul;
- Lápis ou lapiseira, apontador e borracha para rascunho;
- Régua transparente;
- Alimentos e água. Por conta das normas de biossegurança, os bebedouros podem estar interditados, e a ingestão de alimentos sólidos será realizada fora da sala;
- Máscaras. A Fuvest recomenda que o candidato leve uma reserva.