Sem a confirmação, vagas voltam ao sistema e estudante precisa reservar novamente

As escolas da rede pública do Amazonas seguem aguardando a documentação complementar de mais de 15 mil estudantes para confirmar a reserva e efetivar a matrícula. Caso não o façam, podem perder a vaga, que ficará disponível no sistema para outro aluno interessado.
Até esta quarta-feira (26), os estudantes, de todas as modalidades de ensino dos 62 municípios do estado, ainda precisavam comparecer às suas unidades com os comprovantes solicitados pela Secretaria de Educação (Seduc).
Após a reserva de vagas pelo site matriculas.am.gov.br, o aluno ou o responsável precisa ir até a escola onde solicitou a vaga para realizar a matrícula, mediante apresentação dos documentos. É esta etapa que cerca de 15 mil estudantes não concluíram.
A secretária de Educação, Kuka Chaves, explica: “Após os procedimentos realizados nos prazos do Calendário de Matrículas, o sistema fica aberto para fazer reserva de vagas para todas as modalidades, de acordo com a oferta. Se o candidato não entregar os documentos, ele não efetivou a matrícula, o que significa que a vaga segue disponível no sistema para outro aluno”.
Todas as escolas estaduais estão em funcionamento, no horário das 7h30 às 17h. Para efetuar a matrícula na unidade escolar são necessários os seguintes documentos:
• comprovante de escolaridade original;
• guia de transferência (caso o candidato venha da rede particular, federal, de outro estado ou municipal do interior do estado);
• histórico escolar ou declaração de transferência com validade de 30 dias;
• certidão de nascimento (original e cópia);
• CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de 18 anos;
• comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula);
• cartão de vacinação (cópia); e
• duas fotos 3X4 recentes do aluno e documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.
Dúvidas
A Central de Atendimento está apta para auxiliar pais e responsáveis que estejam com dúvidas sobre os procedimentos de matrículas, transferências ou outros procedimentos. Por meio do número 0800 092 5050, a ligação é gratuita.
No serviço realizado pela Secretaria de Estado de Educação, é possível esclarecer dúvidas e ter orientações gerais, das redes estadual e municipal.
A Central de Atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Por meio dela é possível consultar o código do aluno, as escolas próximas do endereço, os documentos necessários para a efetivação da matrícula, além de obter informações sobre os demais procedimentos.


