Portal Você Online

Força-tarefa construirá barragens para minimizar danos nas comunidades com abertura das comportas de Balbina

Formada pelo Governo do Estado, Prefeitura e Eletronorte a união de esforços busca garantir a segurança da população das localidades próximas à Usina. Monitoramento é diario.

A Defesa Civil do Estado do Amazonas recebeu, nesta terça-feira (3), representantes da Eletronorte, Sema, Ipaam e das Defesas Civis Municipais de Urucará, Presidente Figueiredo e São Sebastião do Uatumã para tratar sobre a situação da Hidrelétrica de Balbina, localizada no Rio Uatumã.

Entre as resoluções definidas na reunião estão que Estado, Prefeitura e empresa vão elaborar planos de barragens, além de construir um cronograma de comunicação permanente entre os órgãos.

De acordo com o secretário Executivo de Defesa Civil, Coronel Francisco Ferreira Máximo Filho, “ a missão final é entendermos a problemática, buscarmos consensos e soluções dentro da esfera de competência de todos aqui representados. Vamos trabalhar a várias mãos para construir algo que garanta a segurança da população” afirmou o secretário.

O grupo de ações conta com a participação técnica de representantes da empresa responsável pela Usina na fiscalização, orientação e análise técnica. A Prefeitura de Presidente Figueiredo fará o levantamento de necessidades dos municípios, elaboração do Plano de Contingência e primeira resposta nas localidades afetadas.

A união dos esforços busca, principalmente, alertar a população sobre procedimentos de segurança, identificar e buscar reduzir os impactos sociais, ambientais e econômicos que podem ocorrer nas localidades adjacentes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *