Portal Você Online

Caprichoso é campeão do Festival de Parintins

Após decisão dos jurados, em apuração na tarde desta segunda-feira (27), o Boi Caprichoso foi declarado campeão do Festival de Parintins de 2022, vencendo a disputa com o rival, o bumbá Garantido.

O touro negro inovou nas suas apresentações e caprichou nos itens que definem as notas dos jurados. Na última noite, no domingo (26), utilizou até drone na arena do Bumbódrono, além de outras inovações. O Garantido não foi o mesmo dos outros anos.

O campeão levou para o Bumbódromo o tema “Amazônia Nossa Luta em Poesia”, uma mensagem em defesa da preservação e chegou a fazer referência ao indigenista Bruno Pereira e o jornalista, Dom phillips, mortos no Vale do Javari, no Amazonas.

As notas foram analisadas de acordo com cada noite. Os critérios foram dividios em três blocos, com sete critérios cada.

No bloco A (musical), os jurados avaliaram itens como Apresentador, Levantador de toadas, Marujada de Guerra ou Batucada, Amo do Boi, Toada (Letra e Música), Galera e Organização do Conjunto Folclórico.

Já no bloco B (cênico e coreográfico), foram avaliados Porta-Estandarte, Sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, Cunhã-Poranga, Boi-bumbá: Evolução, Pajé, Coreografia.

E por último, no bloco C (artístico), foram analisados Ritual, Tribos Indígenas, Tuxaua, Figura Típica Regional, Alegorias, Lenda Amazônica, Vaqueirada.

“É a vitória de uma nação apaixonada que levou esse festival a sério, que se preparou para fazer o melhor festival de todos os tempos. Enterrei meu pai na semana passada e sai do cemitério para trabalhar no galpão. Dedico essa vitória aos meus pais que já estão no céu e me criaram amando o Caprichoso. Nação azul e branca obrigado a vocês”, disse o presidente do bumbá campeão, Jender Lobato emocionado pela conquista.

Ainda segundo ele, venceu a harmonia, venceu o amor. “O Caprichoso é emoção, paixão e vamos comemorar muito”, afirmou o Lobato convidando todos os torcedores para uma grande festa, sem hora para acabar no galpão da agremiação.

Os troféus de campeão e vice foram desenhado e produzidos pelo designer parintinense Fram Canto. Eles foram confeccionados com madeira de manejo florestal, pesam cerca de 35 quilos e têm 90 centímetros de altura.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *