Portal Você Online

Pesquisa Perspectiva: Wilson Lima abre 4,1 pontos e se isola na frente de Amazonino

A 3ª pesquisa Perspectiva Mercado e Opinião para o governo do Amazonas, divulgada no fim da noite de ontem (30), aponta o candidato à reeleição pelo União Brasil, governador Wilson Lima, liderando a corrida eleitoral no estado com 4,1 pontos na frente de Amazonino Mendes (Cidadania).

Wilson Lima tem 20% das intenções de votos contra 15,9% do seu adversário direto, na pesquisa espontânea – onde o entrevistado responde em quem vai votar.

Já na pesquisa estimulada – quando o entrevistador apresenta uma lista com o nome dos candidatos-, o atual governador tem 28,3% e Amazonino Mendes, 26,8%.

Caso o cenário se confirme, os adversários políticos seguem para o segundo turno das Eleições. A margem de erro estimada é de 2,5%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%.

O senador e candidato pelo MDB, Eduardo Braga (MDB), aparece em terceiro, com 11,9% e 21,5%, respectivamente nas pesquisas de intenções de votos espontânea e estimulada.

No comparativo com a primeira pesquisa Perspectiva, divulgada em 8 de março deste ano, o chefe do Executivo amazonense tinha um crescimento de 7,7% na categoria espontânea. Já na estimulada, ele passou de segundo para a pirmeira colocação, pela primeira vez, avançando 5,8 pontos percentuais. Amazonino apresentou retração de 6,6 pontos, caindo para a segunda posição.

Além deles, Ricardo Nicolau (Solidariedade) aparece com 2,3% das intenções de votos na espontânea, seguido de Henrique Oliveira (Podemos), Carol Braz (PDT), Israel Tuyuka (PSOL) e Nair Blair (Agir), todos com menos de 1%. Brancos e nulos somaram 3,2% e não souberam ou não quiseram responder, 44,9%.

Na categoria estimulada, Nicolau aparece com 6,3%, Henrique Oliveira e Carol Braz com 2,3%, e Israel Tuyuka e Nair Blair com menos de 1%. Brancos e nulos totalizaram 5,5% e não souberam responder, 6,7%.

Participaram da pesquisa 1.500 eleitores de Manaus e dos 24 maiores colégios eleitorais do Amazonas. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM 07370/2022.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *