Portal Você Online

Amazonas já tem 62 infectados pela doença da urina preta

AFundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM), notificou 62 casos confirmados de rabdomiólise para doença de Haff no estado. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (14).

Conforme o órgão, a doença que é conhecida como urina preta teve 65 notificações no período de janeiro a setembro deste ano.

Desse número, 62 foram compatíveis com doença de Haff, sendo 38 casos de pessoas residentes em Itacoatiara, 12 em Manaus, 3 em Manacupuru, 2 em Itapiranga, 2 em São Sebastião do Uatumã, 2 em Parintins, 1 em Borba, 1 em Tabatinga, 1 em Urucurituba e 1 Careiro da Várzea.

Cinco casos compatíveis com a doença estão internados, 2 em Manaus, 1 em Careiro, 1 Itacoatiara e 1 em Urucurituba. 

A doença da urina preta ou Doença de Haff é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes. 

A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de rabdomiólise.

A FVS-RCP é responsável pela vigilância em saúde do Amazonas.

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP: (92) 2129-2500 e 2129-2502.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *