A 1ª edição ‘Defensoria na Comunidade’ aconteceu na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé. A ação foi realizada na Escola Municipal Canaã II com o foco nos moradores da Comunidade Julião.
O projeto visa acolher as comunidades tradicionais e proporcionar a todos o acesso aos direitos humanos através de rodas de conversa, cadastramento para atendimento, além de ouvir as demandas apresentadas pela população e buscar uma solução judicial ou extrajudicial.
Na ocasião, defensoras e servidores podem ouvir as necessidades dos comunitários e explicar sobre os direitos que eles têm.
De acordo com a Defensoria Pública do Amazonas entre as principais dúvidas estavam questões envolvendo a tarifa social, e quem tem direito a benefícios como aposentadoria rural.
A 1ª edição do projeto contou com a participação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), que também esteve no local e conversou com a população para fazer o levantamento da capacidade produtiva da região e dos produtores rurais locais, além de explicar sobre os programas desenvolvidos pela Agência.