AM: São Paulo de Olivença está 100% iluminado com LED

O Governo do Amazonas concluiu a instalação de LED em São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus), na região do Alto Solimões.

O município recebeu, por meio do programa Ilumina+ Amazonas, 1,2 mil luminárias com a nova tecnologia, que tem mais eficiência energética que as lâmpadas comuns.

O programa é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).


Os bairros Betânia e São Joaquim receberam iluminação pública pela primeira vez, enquanto nos demais foi feita a substituição das lâmpadas antigas de vapor metálico, de mercúrio, de sódio e mistas pelas luminárias modernas.


De acordo com a UGPE, São Paulo de Olivença é o 22º município do interior que terá 100% da área urbana iluminada com LED.

O programa também chegou a 32 comunidades rurais. Desde maio de 2022, foram implantados 50,9 mil pontos nos municípios contemplados, beneficiando cerca de 1 milhão de pessoas.


O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, destacou a rapidez na execução dos trabalhos em São Paulo de Olivença. “Quando o programa chega no município, a execução tem sido muito rápida. Nesse caso, demorou apenas uma semana para concluir toda a cidade”, ressaltou.


São Paulo de Olivença é a quarta cidade do Alto Solimões a ter iluminação de LED implantada pelo Governo do Amazonas.

Em três delas – Tabatinga, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença – foi feita por meio do Ilumina+ Amazonas. Já no município de Atalaia do Norte, na mesma região, foi feito um convênio por meio do qual o recurso foi repassado para a Prefeitura fazer o serviço.


Segundo a Avanço Construções, empresa responsável pela execução do Ilumina+, em Manacapuru, na Região Metropolitana, os trabalhos estão em plena execução.

As próximas cidades contempladas são Apuí, Anori e Codajás. “Estamos preparando a mobilização. As equipes que estão no Alto Solimões começarão o deslocamento para Codajás e, depois, Anori.

Simultaneamente, outros técnicos vão começar os trabalhos em Apuí”, destacou o diretor de operações da Avanço, engenheiro eletricista Anderson Bittencourt.


Ainda este ano de 2022, o Amazonas terá 28 municípios do interior completamente iluminados com LED. Dentre eles Maués, que em 2019 teve a iluminação pública modernizada por meio do Prosai, além de Alvarães e Atalaia do Norte, por convênio.

Vantagens


A iluminação pública de LED é a mais vantajosa e eficiente, com redução de até 60% no consumo de energia. Ruas mais iluminadas melhoram a segurança, o turismo e o bem estar social.


Com importante contribuição para o meio ambiente, o uso da tecnologia LED reduz as emissões de gás carbônico na atmosfera, considerando que a geração de energia em quase todo o interior do Amazonas é termelétrica e depende da queima de combustíveis fósseis.

Além disso, diferente das lâmpadas comuns utilizadas por quase todos os municípios, o LED não possui mercúrio na composição, metal altamente tóxico e prejudicial à saúde.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *