Copa: confira o que abre e fecha durante os jogos da Seleção Brasileira

Ônibus terão reforço antes das partidas para que as pessoas cheguem em casa a tempo. Saúde, bancos e órgãos públicos terão horários de atendimento modificados

Após quatro anos de espera, a Copa do Mundo de futebol está de volta. A expectativa agora é assistir a estreia da Seleção Brasileira daqui a pouco, às 15h, contra a Sérvia, nos campos do Catar. Com isso, o funcionamento de órgãos públicos, unidades de saúde, transporte e bancos vai sofrer alterações nos dias das partidas.

Nos dias 24 e 28 de novembro e 2 de dezembro, os órgãos do governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus funcionarão em expediente especial, até o meio-dia, nessa primeira fase dos jogos.

Nos dias 24 de novembro e 2 de dezembro, o expediente de trabalho do Governo do Distrito Federal será das 8h às 14h. Em 28 de novembro, será ponto facultativo. Os ônibus terão reforço para que os brasilienses saiam do trabalho e cheguem ao destino a tempo de ver os jogos.

Os bancos terão jornada especial. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os canais digitais e remotos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição.

Nos dias de jogos com horário previsto para 12h, o atendimento ao público nos bancos será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30. Quando as partidas forem às 13h, o funcionamento será das 8h30 às 11h30. Nos dias em que os jogos começarem às 16h, o expediente será das 9h às 14h (horarios de Brasília).

Os shoppings funcionam normalmente nos horários de 10h às 22h, algumas praças de alimentação com telões para acompanhamento das partidas. O comércio do Centro da cidade, o tradicional ‘bate-palmas’, abre no horário comercial, até o final da tarde. A sugestão da Fecomércio é que as lojas fechem 30 minutos antes dos jogos e reabram 30 minutos depois.

A frota de ônibus também foi reforçada para que os manauaras não percam o jogo saindo do trabalho para casa. O Instituto de Municipal de Mobilidade Urbana de Manaus colcou ônibus extras, antes e depois do jogo, principalmente nas linhas que atendem os locais públicos de transmissão, as Fun Fest, na Ponta Negra, Arena da Amazônia, Porto de Manaus e ruas do projeto “Ruas da Copa”.

As escolas também vão liberar seus estudantes mais cedo, duas horas antes do jogo para quem estuda em horário integral e sem aulas no período da tarde, nas redes municipais, estaduais e particulares em Manaus.

Durante os dias de jogos, os hospitais e as fundações de saúde funcionarão para casos de emergência e de internação, em plantão 24 horas. Delegacias atendem em regime 24h, como não poderia deixar de ser.

As unidades de saúde que atendem com consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas, funcionarão em horário especial.

O expediente nas unidades com atendimento ambulatorial será das 7h ao meio-dia. Na segunda-feira (28), o expediente será das 7h às 11h. No dia 2 de dezembro (sexta-feira), as unidades funcionarão normalmente pela manhã, até o meio-dia.

Urgência e emergência

Durante os dias de jogos, os seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além do serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam) estarão funcionando normalmente.

Os SPAs e as UPAs atendem casos de urgência de baixa e média complexidade. Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão funcionando normalmente.

O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades do estado.

No interior, todos os 61 municípios têm unidades hospitalares com atendimento de urgência e emergência, diariamente, em regime de plantão 24 horas.

Hospitais das fundações de saúde

Na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), os atendimentos serão das 7h ao meio-dia. O centro cirúrgico manterá e as admissões reguladas pelo Sister (leitos clínicos e ortopédicos dos PS) funcionarão normalmente, com horário conforme protocolo de acesso da unidade.

O Hospital do Coração Francisca Mendes realiza atendimento ambulatorial e apoio diagnóstico por imagem até o meio-dia.

Os procedimentos intervencionistas e cirurgias eletivas mantêm a programação já agendada. Os Serviço de urgência e emergência, laboratório e banco de sangue continuarão ininterruptos.

Serviços oncológicos

Na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), o serviço de Oncologia Clínica irá funcionar normalmente a partir das 7h30.

As consultas médicas com oncologistas clínicos funcionarão com os horários agendados e informados aos pacientes. O serviço de Quimioterapia também irá funcionar a partir das 7h.

O Ambulatório da FCecon vai operar em horário diferenciado, abrindo às 7h e encerrando as atividades ao meio-dia, na quinta-feira (24) e no dia 2 de dezembro; e às 11h, na segunda (28).

Entre os serviços que irão operar em horário diferenciado estão o setor de curativos, marcação de consulta, abertura de prontuário, serviço social, fisioterapia e odontologia.

As consultas médicas agendadas pela manhã, no Ambulatório, irão ocorrer até o atendimento do último paciente. A FCecon ressalta que alguns atendimentos que ocorreriam durante a tarde foram antecipados para o turno da manhã, ou para datas mais próximas, sem prejuízo aos pacientes, que estão sendo comunicados.

As consultas com médicos radioterapeutas e os tratamentos de Radioterapia funcionarão até o meio-dia, na quinta-feira (24) e no dia 2 de dezembro, e até as 11h, na segunda (28).

O Laboratório de Análises Clínicas inicia as coletas agendadas às 6h30 e finaliza o atendimento administrativo ao meio-dia, na quinta-feira (24) e no dia 2 de dezembro, e às 11h, na segunda (28).

O laboratório seguirá funcionando normalmente para atender os pacientes em quimioterapia, no Serviço de Pronto-Atendimento e os pacientes nas enfermarias.

A farmácia ambulatorial e o consultório farmacêutico funcionam das 7h às 13h. O atendimento da farmácia hospitalar para os pacientes no Serviço de Pronto-Atendimento e os pacientes internados nas enfermarias, e da farmácia oncológica para os pacientes em quimioterapia infusional, funcionará normalmente.

Hemocentro

A coleta de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) funcionará normalmente durante os dias de jogos, das 7h às 18h.

As consultas e exames agendados para o período da manhã nas datas de jogo do Brasil estão mantidas. As consultas previamente marcadas para o período da tarde foram remarcadas e os pacientes já foram avisados. O serviço de emergência e internação para os pacientes do Hemoam funcionará 24h.

Segurança

Durante os jogos do Brasil, a SSP-AM irá atuar por meio do Centro Integrado de Operações (Ciops), durante 24 horas, com atendimento emergencial da população pelos telefones 190 e 193.

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) irá operar com as seguintes delegacias, em regime de plantão 24h: As Centrais de Flagrante, 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs), bem como as Delegacias Especializadas em Homicídios e Sequestros (DEHS), Crimes contra a Mulher (DECCM) centro-sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Apuração de Atos Infracionais (Deaai).

Endereços

O 1° DIP está situado na avenida Duque de Caxias, bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul de Manaus; o 6° DIP na avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, zona norte; o 14º DIP na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona leste; e o 19° DIP na avenida Coronel Teixeira, bairro Santo Agostinho, zona oeste.

A DEHS fica localizada na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona leste; a DECCM centro-sul, no bairro Parque Dez de Novembro; a Depca na avenida Via Láctea, conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, zona centro-sul; e a Deaai na avenida Desembargador João Machado, bairro Alvorada, zona centro-oeste.

As delegacias Especializadas em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), Furtos de Veículos (DERFV) e Crimes Contra o Turista (DECCT) funcionarão no mesmo regime para o registro de ocorrências relacionadas às áreas das unidades especializadas.

A DERFD está localizada na rua 5 de abril, esquina com a Av “J”, bairro Alvorada; a DERFV está localizada na rua Adelaide Carraro, 2560, Conjunto Bela Vista, bairro Planalto; A DECCT está localizada na rua Santos Dumont, 1350, bairro Tarumã, nas dependências do Aeroporto Eduardo Gomes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *