Nesta quinta-feira, (9), pela manhã, o presidente em exercício da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mário Moreira, visitará o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), em Adrianópolis, zona Centro-Sul.
A viagem ao Amazonas, segundo Moreira, será em função da importância da região amazônica como fonte de pesquisas para a Fiocruz.
Na ocasião, a diretoria e colaboradores da Fiocruz Amazônia, discutirão com ele, as prioridades da Agenda Fiocruz para a região.
Mário passou a ocupar a presidência da Fundação após a nomeação de Nísia Trindade Lima para o Ministério da Saúde e permanecerá no cargo até o próximo processo eleitoral para a presidência, que será realizado em abril.
Em Manaus, ele conhecerá as instalações da unidade, os projetos desenvolvidos nas áreas de malária, dengue, Covid-19, saúde indígena, entre outros temas.
Na Fiocruz desde 1994, Mário Moreira é doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com estágio doutoral na Universidade de Coimbra, em Portugal, mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e em Gestão de Tecnologias e Inovação pela Universidade de Sussex, no Reino Unido.
É especialista em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas.
Em 2017, tornou-se vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, cargo que passou a ser de diretor-executivo da Fiocruz no ano passado.