Portal Você Online

Seap encontra túneis em presídio e evita fuga em Manaus

O Grupo de Intervenção Penitenciária (GIP) evitou uma fuga em massa do sistema penitenciário de Manaus localizado no km 8 da rodovia BR-174, Manaus – Boa Vista. Durante revista, os agentes encontraram dois túneis, cordas feitas de lençóis e um estilingue numa das celas do Centro de Detenção Provisória 2 (CDPM 2).

A revista foi feita ontem, mas a Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap) informou somente hoje (15) por meio de nota.

Os internos que estavam na cela vão responder ao Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), que será encaminhado à Vara de Execução Penal (VEP).

A Seap informa, ainda, que foram suspensas as visitas de familiares de internos, parlatório virtual e escoltas externas para garantir a segurança dos colaboradores, internos e familiares.

A suspensão da visita acontece depois que familiares de detentos realizaram um protesto em frente ao Fórum Ministro Henock Reis, na manhã de terça-feira (14), em Manaus.

O protesto ocorreu por conta da suspensão de todas as visitas, parlatórios virtuais e escoltas externas por cinco dias, em todas unidades prisionais da capital.

Representantes do Tribunal de Justiça do Amazonas e Defensoria Pública do Estado estiveram nesta terça-feira (14), na unidade prisional para verificar as reclamações dos familiares.

Após a visita, ficou constatado que a Seap adota os padrões de cuidados com a alimentação e a saúde dos servidores, e das pessoas privadas de liberdade, em conformidade com a legislação vigente.

O juiz de Execução Penal e membro do Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária (GMF), Glen Machado, ressaltou que, com a inspeção, foi possível verificar que os procedimentos de segurança estão ocorrendo normalmente.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *