Alguns termômetros nas ruas da cidade chegaram a marcar a temperatura ambiente de 18ºC no início da manhã de hoje na capital amazonense

A massa de ar frio que atingiu o sul do Amazonas ontem (14) chegou a Manaus, nesta quinta-feira (15). A capital do estado amanheceu com alguns termômetros de rua marcando temperaturas entre 18ºC, 19ºC e 21ºC, na Zona Oeste, com o vento provocando uma sensação térmica abaixo dos 20.8ºC registrados pela meteorologia nesta madrugada.
Além do vento frio, uma névoa acompanhada com uma garoa deixou o clima ainda mais agradável para os manauaras acostumados as altas temperaturas ao longo do ano, principalmente às vésperas do verão de julho e agosto, quando os termômetros chegam a bater os 40ºC.
O tempo pegou os moradores da cidade de surpresa, apesar da “friagem” aparecer nesta época do ano. Apesar do frio no interior, não havia previsão de que a massa de ar frio que chegou no sul e sudeste do estado alcançaria a capital. E o que se viu nas ruas foi muita gente agasalhada e pessoas com mais roupa do que o habitual.

A onda de frio continua nas cidades do interior do Amazonas, Em Tefé, que faz aniversário hoje, os termômetros marcaram 18º, Eirunepé (17ºC), Pauini (16ºC), Itamarati (16ºC) e Boca do Acre 15ºC.
A previsão é que nessa região a mínima possa cair ainda mais e chegar a 13º. A máxima prevista é de 23º. Moradores de Envira, Ipixuna e Guajará também sentiram as temperaturas caírem nos municípios, com o termômetro registrando a mínima entre 14ºC e 15ºC.

Volta ao normal
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMT), o fenômeno da “friagem”, vai durar 24h e amanhã, a temperatura volta a realidade manauara e, na madrugada desta sexta-feira (16), deverá ser de 22ºC.
O tempo na cidade vai continuar nublado com a máxima prevista de 26°, ventos de 14 km/h e umidade do ar de 78%.