Portal Você Online

Bombeiros concluem curso para segunda fase da Operação Aceiro

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) concluiu, nesta quinta-feira (3), a Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) dos bombeiros militares, que irão integrar a segunda fase da Operação Aceiro 2023.

Ao todo, 72 militares irão compor a segunda fase da missão, que iniciará no dia 8 deste mês com a troca de equipes nos municípios de Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Manicoré.

De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Ximenes Muniz, ao longo de dois dias os militares passaram por aulas teóricas e práticas e encerraram o treinamento com uma marcha de 11 quilômetros, com objetivo de munir os militares de informações necessárias e preparar o condicionamento físico deles para enfrentar as condições adversas no combate aos focos de incêndios no sul do Amazonas.

“Reunimos a equipe que irá nesse segundo módulo de combate a incêndio. Fizemos aqui uma série de instruções de nivelamento considerando que temos bombeiros de quadro distintos, então todos precisam estar no mesmo nível de conhecimento e, a partir do dia 8, eles serão deslocados para substituir as equipes que chegaram lá no mês passado”, destacou o comandante-geral da corporação.

Aceiro 2023

A Operação Aceiro 2023, foi anunciada pelo governador Wilson Lima, no dia 10 de julho, como parte do plano de ação do Governo do Amazonas para combater queimadas e desmatamentos no período de estiagem.

“Com isso, estamos atuando nos municípios do ‘Arco do Fogo’ continuando o serviço que já tem sido exitoso, pois estamos conseguindo neutralizar diversos incêndios detectados em monitoramento via satélite e no equipamento de drone”, pontuou coronel Muniz.

Dados

Entre o dia 12 julho e a quarta-feira (2), 99 focos de incêndios foram combatidos pelos bombeiros atuantes nos cinco municípios que compõem a operação, sendo 25 em Lábrea, 23 em Humaitá, 20 em Boca do Acre, 18 em Apuí e 13 em Manicoré.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *