Portal Você Online

Jornalista americano diz que Brasil caminha para totalitarismo de Moraes

O jornalista americano Michael Shellenberger, que publicou na última quarta-feira (3) a série de conteúdos chamada Twitter Files Brasil, comentou no sábado (6) o anúncio do empresário Elon Musk, dono da rede X, que informou que derrubaria a censura aplicada a diversas contas da plataforma no Brasil. Segundo Shellenberger, o país está “à beira da ditadura nas mãos de um ministro totalitário”.

– Não é exagero dizer que o Brasil está à beira da ditadura nas mãos de um ministro totalitário do Supremo Tribunal Federal chamado Alexandre de Moraes. O presidente Lula da Silva está participando desse impulso em direção ao totalitarismo – disse.

Shellenberger também destacou que as posturas de Lula e Moraes são “uma violação escandalosa da Constituição do Brasil e da Declaração dos Direitos Humanos das Nações Unidas” e que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) “interferem em eleições por meio de censura”.

“Moraes tentou transformar as políticas de moderação de conteúdo do Twitter em uma arma contra os apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro. Digo isso como jornalista independente e apartidário. Não sou fã nem de Bolsonaro nem de Trump. As minhas opiniões políticas são muito moderadas. Mas eu reconheço a censura quando a vejo”, destacou o jornalista.

Ele afirmou também que os Twitter Files revelaram que redes como Google, Facebook, Uber, WhatsApp e Instagram “traíram o povo do Brasil” ao revelarem informações privadas de usuários, sem ordem judicial, para autoridades brasileiras.

“Se forem comprovados tais indícios, os executivos dessas empresas comportaram-se como covardes: forneceram ao governo brasileiro dados cadastrais pessoais e números de telefone sem ordem judicial e, portanto, violando a lei”, afirmou.

Por fim, Shellenberger disse ter conversado com diversos brasileiros nos últimos dias e que ouviu deles que todos “estão chocados com o que está acontecendo”. O comunicador afirmou que as pessoas “têm medo de falar o que pensam e que o governo Lula é cúmplice na criação desse clima de medo”.

– Posso dizer uma coisa que muitos brasileiros não podem mais: Alexandre de Moraes é um tirano. E a única maneira de lidar com os tiranos é enfrentando-os. Cabe aos seus senadores enfrentar o tirano. E cabe ao povo do Brasil pressionar seus senadores para que façam isso – finalizou.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *