Portal Você Online

Administração pública segue como o maior empregador no Amazonas

A administração pública (União, Estado e municípios) segue como o maior empregador no Amazonas número de trabalhadores, acumulando 338 mil trabalhadores registrados no primeiro trimestre deste ano, apesar de uma redução de 10 mil pessoas em relação ao trimestre anterior.

O número consta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta semana.

Em segundo lugar no ranking dos maiores empregadores do Amazonas está o setor de comércio com 320 mil trabalhadores e uma redução de 13 mil trabalhadores em relação ao trimestre anterior e em relação ao mesmo trimestre de 2023, quando eram 373 mil.

O terceiro setor com o maior quantitativo de trabalhadores no estado é a agricultura, pecuária e pesca, com 295 mil pessoas, sendo este o setor que teve o maior aumento em relação ao trimestre anterior, tanto em termos percentuais quanto absolutos: 10 mil trabalhadores (3,6%) a mais.

O setor de alojamento e alimentação teve a maior redução, tanto em termos absolutos quanto percentuais: 14 mil pessoas (14%) a menos.

A PNADC também mostrou que neste primeiro trimestre de 2024, o número de trabalhadores por conta própria teve queda registrada tanto em relação ao trimestre anterior quando em relação ao mesmo trimestre de 2023: eram 537 mil neste início de 2024, uma redução de nove mil pessoas quando consideramos o trimestre anterior, e 16 mil quando consideramos o mesmo trimestre de 2023.

Tanto o número de trabalhadores por conta própria com CNPJ quanto sem CNPJ teve redução.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *