Portal Você Online

Administração pública segue como o maior empregador no Amazonas

A administração pública (União, Estado e municípios) segue como o maior empregador no Amazonas número de trabalhadores, acumulando 338 mil trabalhadores registrados no primeiro trimestre deste ano, apesar de uma redução de 10 mil pessoas em relação ao trimestre anterior.

Advertisement

O número consta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta semana.

Em segundo lugar no ranking dos maiores empregadores do Amazonas está o setor de comércio com 320 mil trabalhadores e uma redução de 13 mil trabalhadores em relação ao trimestre anterior e em relação ao mesmo trimestre de 2023, quando eram 373 mil.

Advertisement

O terceiro setor com o maior quantitativo de trabalhadores no estado é a agricultura, pecuária e pesca, com 295 mil pessoas, sendo este o setor que teve o maior aumento em relação ao trimestre anterior, tanto em termos percentuais quanto absolutos: 10 mil trabalhadores (3,6%) a mais.

O setor de alojamento e alimentação teve a maior redução, tanto em termos absolutos quanto percentuais: 14 mil pessoas (14%) a menos.

A PNADC também mostrou que neste primeiro trimestre de 2024, o número de trabalhadores por conta própria teve queda registrada tanto em relação ao trimestre anterior quando em relação ao mesmo trimestre de 2023: eram 537 mil neste início de 2024, uma redução de nove mil pessoas quando consideramos o trimestre anterior, e 16 mil quando consideramos o mesmo trimestre de 2023.

Tanto o número de trabalhadores por conta própria com CNPJ quanto sem CNPJ teve redução.

Advertisement

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *