
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou nesta quarta-feira (28) que está liberado o tráfego de carretas, independente do peso, transportando produtos essenciais básicos para o abastecimento como alimentos, medicamentos e combustível.
A medida abre uma exceção na portaria que está em vigor desde o último dia 15 de agosto, que proíbe a circulação de veículos pesados acima de 23 toneladas transportando carga ou passageiros por tempo indefinido, entre o trecho da travessia do Rio Amazonas, no Careiro da Várzea, até Humaitá, no km 679.
Segundo o órgão federal, a restrição do tráfego de veículos levou em consideração a segurança viária relativa ao excesso de poeira ocasionado pelas composições de carga mais pesadas em decorrência da seca extrema que atinge a região e que compromete a visibilidade dos veículos.
Ainda de acordo com o DNIT, a medida ‘visa assegurar e manter um tráfego seguro na rodovia, aliado às condições de capacidade operacional do segmento não pavimentado da BR-319/AM’.