A gestão do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) é aprovada por 80% dos manauaras, segundo Pesquisa Quaest, encomendada pela afiliada da Globo no Amazonas, a Rede Amazônica, e divulgada no início da noite de ontem (27).
A pesquisa aponta a liderança do prefeito para uma reeleição com 37% das intenções de votos – 20 pontos à frente do segundo colocado, Amom Mandel do Cidadania, com 17% – e o coloca no segundo turno ou com chances de ganhar a eleição ainda no primeiro turno, porque dados da pesquisa espontânea apontam que seis de cada 10 manauaras ainda não sabe em quem votar, o que dá um universo de 62% dos eleitores.
Como a margem de erro é de 3% de diferença, para mais ou menos, ele pode alcançar até 40% da preferência dos eleitores.
Entre positivo e regular, o prefeito de Manaus, que busca um segundo mandato pela Coligação “Avante, Manaus” (Avante, PSD, MDB, DC e Agir), alcança 80% de aprovação popular – 48% de positivo e 32% de regular.
Segundo o prefeito, o alto índice de aprovação reflete os investimentos na saúde básica, tida pelo Ministério da Saúde, como a melhor do país, na educação bem avaliada pelo Ministério da Educação e nas obras de infraestrutura viárias e de recuperação do Centro Histórico da cidade, como o Mirante Lúcia Almeida e o Píer Turístico 355.
“Enfrentamos uma pandemia, a maior enchente e uma seca histórica que impactou na economia do município, mas mesmo assim conseguimos alcançar bons resultados com eventos como o Festival Sou Manaus Passo a Paço e um Natal que não deve nada a nenhuma capital brasileira”, explicou David Almeida.
A pesquisa Quaest foi realizada de 23 a 25 deste mês de agosto, com 900 eleitores de Manaus, em entrevistas presenciais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com índice de confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número AM-09882/2024.