Moradores de Manaus que incluíram o CPF nas notas fiscais de suas compras podem conseguir um desconto de até 50% no IPTU de 2025. A redução e a consulta dos créditos acumulados já está disponível pela plataforma “Crédito na Nota”, da Prefeitura de Manaus.
A Secretaria Municipal de Finanças (Semef) orienta que o benefício é exclusivo para Pessoa Física, e o desconto poderá ser aplicado em qualquer imóvel, mesmo que não esteja no nome de quem acumulou os créditos.
No entanto, o imóvel indicado não pode ter dívidas pendentes com a prefeitura. Também é possível dividir os créditos entre dois ou mais imóveis, desde que todos estejam regularizados.
Para participar, é simples: ao realizar compras e registrar o CPF, o contribuinte acumula créditos com base no ISS (Imposto Sobre Serviços) cobrado sobre as transações.
Esses créditos ficam disponíveis para consulta na plataforma “Crédito na Nota”, que permite verificar o saldo acumulado e selecionar o imóvel que receberá o desconto. É necessário um breve cadastro com dados pessoais para acessar todas as funcionalidades e verificar o saldo disponível.
A indicação do imóvel para o desconto será possível a partir de novembro, permitindo que os contribuintes aproveitem seus créditos na redução do IPTU do próximo ano.
Vale lembrar que os créditos têm validade de cinco anos e, a partir deste ano, documentos fiscais emitidos por empresas optantes pelo Simples Nacional e algumas instituições com isenção tributária, como escolas, também geram créditos.