
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil”
O ministro Paulo Guedes foi eleito o melhor ministro da Economia da América Latina pela revista inglesa GlobalMarkets. No entanto, como Guedes não veio a Washington para a reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI), conforme havia sido previsto, a embaixada brasileira precisará encontrar alguém para representá-lo.
Setembro foi o mês mais importante para a criação de empregos desde setembro de 2013. Foram 157 mil novos postos de trabalho. Desses, 57 mil foram criados no nordeste. Isso é muito importante. Na indústria de transformação – que não é a indústria da construção – foram 42 mil novos postos. Isso significa que há reação na economia brasileira e que ela está esquentando.
No sábado (19) à noite, em Chicago, foi entregue ao representante do ministro Paulo Guedes o prêmio de melhor ministro da economia do mundo no ano de 2019, conferido pela revista britânica Global Markets, de circulação mundial.”
Com três décadas de existência, a revista circula durante os encontros anuais promovidos por organismos multilaterais como o FMI e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Segundo o site da revista, o ministro brasileiro conseguiu dar andamento a uma política econômica mais favorável ao mercado. A publicação ressalta que um dos avanços de Guedes foi ter levado ao Congresso a reforma da Previdência, já aprovada na Câmara e prestes a ser votada em segundo turno no Senado.
A GlobalMarkets destaca ainda em seu site que as reformas propostas por Guedes são fundamentais para melhorar as perspectivas estruturais das finanças públicas, de médio a longo prazo.