No Amazonas 42,5 toneladas de drogas foram apreendidas em 2024, sendo 17,4 toneladas apenas em Manaus, de acordo com relatório da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM). Os entorpecentes mais apreendidos foram maconha, seguida de cocaína.
O mês com maior volume de apreensões foi junho, com mais de 19 mil kg de entorpecentes. No total, foram confiscados 27,6 toneladas de maconha e 14,8 toneladas de cocaína ao longo do ano.
O número de apreensões representou um aumento de cerca de 12% em comparação a 2023, quando 28,6 toneladas de drogas foram apreendidas.
Além disso, a SSP registrou a apreensão de 1616 armas, sendo:
- 1290 armas de fogo,
- 163 simulacros,
- 163 armas artesanais.
O relatório também aponta a apreensão de 18,134 munições pelas forças de segurança durante o ano.
O levantamento reúne dados da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Corpo de Bombeiros, Corregedoria Geral, Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (SEAI) e do Instituto Integrado de Ensino e Segurança Pública (IESP).
Maior apreensão de Cocaína
Em agosto deste ano, o Amazonas, a partir de uma operação conjunta entre as policiais Civil (PC-AM) e Militar (PMAM) registrou a maior apreensão de cocaína e pasta-base de cocaína da história do estado. Sendo 10 toneladas de drogas.