Portal Você Online

‘Saúde AM Digital’: sistema virtual por IA vai agilizar atendimentos no Amazonas

O Governo do Amazonas lançou, nesta segunda-feira (17), a Saúde AM Digital”, uma assistente virtual desenvolvida com Inteligência Artificial (IA) para aprimorar o atendimento nas unidades de saúde do Estado. A cerimônia de lançamento ocorreu no Complexo Regulador do Amazonas, localizado na Rua Sobradinho, bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus.

A ferramenta permitirá que pacientes acompanhem suas consultas e exames agendados no Sistema Nacional de Regulação (SisReg) diretamente pelo WhatsApp. Desenvolvido por uma empresa da Região Nordeste em parceria com o Google, o sistema foi criado para atender mais de 600 mil pacientes por mês no Amazonas.

“Para se ter uma ideia da capacidade do sistema, realizamos cerca de 600 mil atendimentos mensais entre exames, procedimentos e consultas. Esse é o potencial do sistema”, afirmou o governador Wilson Lima (União Brasil).

Este lançamento integra uma série de inovações tecnológicas no setor de saúde do Amazonas, como o aplicativo “Saúde Amazonas”, lançado em abril de 2022, que também permite o acompanhamento de consultas e exames agendados por meio de um celular.

Segundo o governo estadual, o “Saúde AM Digital” é uma iniciativa do programa Saúde Amazonas, criado em 2020 pelo governador Wilson Lima, com o objetivo de reordenar e modernizar a rede de saúde pública no Estado.

Rede de saúde no Amazonas

A rede de saúde do Amazonas abrange hospitais, pronto-socorros, unidades de pronto atendimento e postos de saúde, sendo a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (SES-AM) responsável pela gestão dessa rede, que é regulada pelo Complexo Regulador do Amazonas.

O sistema estadual de regulação foi proposto pela Susam ao Ministério da Saúde em 2007.

O que é Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial (IA) é um conjunto de tecnologias que permite que computadores realizem funções avançadas, como reconhecer e traduzir idiomas falados e escritos, analisar dados e fazer recomendações.

Considerada a espinha dorsal da inovação na computação moderna, a IA agrega valor a indivíduos e empresas, como no caso do reconhecimento óptico de caracteres (OCR), que usa IA para extrair texto de imagens e documentos, transformando conteúdo não estruturado em dados organizados e insights valiosos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *