
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) registra queda de 32% nos roubos de veículos, durante o primeiro semestre deste ano.
O percentual representa o menor número deste tipo de crime registrado na história do estado, que chegou a registrar em 2011, de acordo com a série histórica, mais de 2 mil roubos no mesmo período. Este ano, conforme os dados da SSP-AM, esse quantitativo chegou a 339 casos.
“Esse número representa a consolidação dos investimentos realizados na segurança pública do Amazonas, pelo nosso Governador Wilson Lima. Nossas polícias Civil, Militar seguem nas ruas e com a chegada e fortalecimento do nosso Sistema Paredão, esse trabalho foi aperfeiçoado e estamos recebendo esse resultado e passando para a nossa população, uma resposta mais rápida e eficaz”, destacou o secretário de Segurança Pública, Vinícius Almeida.
O Amazonas chegou a registrar em 2011, durante o seu primeiro semestre, um total de 2.278 roubos a veículos. Este ano, conforme dados acompanhados pelo Centro Integrado de Estatística da SSP-AM, esse quantitativo caiu para 339.
“Paredão”
O Cerco Inteligente de Vídeomonitoramento possui, atualmente, mais de 650 câmeras instaladas em pontos estratégicos de Manaus. A tecnologia embarcada nas câmeras auxilia as Forças de Segurança na prevenção, investigação e solução de crimes como roubos, furtos e homicídios.
A tecnologia, desde o ano passado, passou a ser empregada em cidades da Região Metropolitana e também no baixo e alto Amazonas.
O delegado de Roubos e Furtos de Veículos, Rodrigo Barreto, destacou que com o apoio do Paredão realizaram um trabalho minucioso no combate aos roubos, mas sem deixar de lado os crimes de furto. Isso, conforme explicou, foi fundamental para que o Amazonas alcançasse esse marco histórico na redução desse tipo de crime.
“A identificação de autores foi fundamental, a gente aumentou o número de recuperação de veículos e não podemos deixar de associar o trabalho da investigação de roubo de veículos sem o uso da tecnologia. Hoje, tem dia que tem mais veículos recuperados do que registro de furto e roubo. Isso é algo inédito aqui no estado do Amazonas, principalmente em Manaus. E para a gente, isso prova que é um trabalho conjunto”, afirmou o delegado.