
O Amazonas foi contemplado com a construção de 28 novas creches e a entrega de 30 ônibus escolares. O investimento é pelo Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento — Educação) e os recursos são do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
Para as creches do Tipo 2 o investimento é de R$ 104,1 milhões. A capacidade de atendimento é de 5.264 crianças em dois turnos, ou 2.632 em tempo integral.
Os ônibus escolares terão capacidade para transportar até 4.029 estudantes da rede pública, com recursos estimados em R$ 15,5 milhões.
A seleção das propostas priorizou municípios com maior vulnerabilidade social para ampliar o acesso à educação infantil e garantir transporte escolar seguro para crianças e adolescentes, especialmente nas áreas rurais e de difícil acesso. A iniciativa também visa reduzir a evasão e contribuir para a permanência dos alunos nas escolas.
Entre os municípios amazonenses que receberão os novos veículos estão Tabatinga, Fonte Boa, Eirunepé, Rio Preto da Eva e Tonantins. As novas creches serão construídas em localidades como Apuí, Careiro da Várzea, Juruá, Iranduba e Canutama.
Municípios contemplados com novos ônibus escolares são:
- Tonantins,
- Fonte Boa,
- Nova Olinda do Norte,
- Borba,
- Tabatinga,
- Nhamundá,
- Benjamin Constant,
- Eirunepé,
- Tefé,
- Santa Isabel do Rio Negro,
- Urucará,
- Tapauá,
- Rio Preto da Eva,
- Itamarati,
- Novo Airão