Portal Você Online

Câmara Municipal de Manaus homenageia psicólogos em sessão solene

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta quinta-feira (21), uma Reunião Solene em homenagem aos psicólogos, profissionais que salvam vidas por meio da escuta e do acolhimento. A iniciativa foi proposta pelo vereador Sérgio Baré (PRD) e contou com a presença de representantes de órgãos ligados à Psicologia. O evento marca a celebração do Dia do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto.

Para muitos, ouvir pode parecer simples, mas, para um psicólogo, cada palavra representa um passo importante na construção de caminhos novos para aqueles que enfrentam dificuldades emocionais e mentais. A cerimônia celebrou justamente esses profissionais que dão voz aos silêncios e proporcionam cuidado e apoio à população.

Durante a solenidade, o vereador Sérgio Baré (PRD) destacou o papel dos psicólogos na sociedade.

“Hoje reconhecemos esses profissionais essenciais para a saúde pública e para a vida das famílias. Eles atuam em diferentes níveis de atenção, cuidando da saúde mental da nossa população e auxiliando na superação de traumas e na reestruturação da vida das pessoas. A Câmara Municipal abraça esses profissionais e presta sua homenagem, reconhecendo o trabalho fundamental que realizam todos os dias”, disse o vereador.

O presidente do Conselho Regional de Psicologia da 20ª Região (AM-RR), Allisson Marcelo, utilizou a tribuna para parabenizar a Câmara e reforçar a necessidade de valorização da categoria, incluindo melhorias no piso salarial.

“Gostaria de agradecer a homenagem, porque uma das vozes que nos une é a nossa condição de trabalho. Reconhecemos o quão importante o psicólogo é para a sociedade, mas precisamos que a sociedade reconheça o psicólogo como profissional. Isso é impossível quando não há reconhecimento quanto à carga horária e ao piso salarial. Por isso precisamos de vozes, e agradeço ao vereador por ser essa voz para nossa categoria aqui na Câmara de Manaus”, destacou o presidente do conselho.

O psicólogo André Braule, um dos homenageados na solenidade, comentou sobre o reconhecimento.

“É uma honra ser reconhecido e estender essa homenagem a todos os colegas de profissão. Trabalhei diretamente com o vereador Sérgio Baré na área da saúde, e me sinto privilegiado por essa parceria. Receber esse reconhecimento reforça a importância da Psicologia e nos permite celebrar o trabalho que realizamos diariamente”, expõe.

Dados sobre a saúde mental

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial enfrenta algum transtorno mental. No Brasil, são quase 19 milhões de pessoas, e o país lidera a América Latina em casos de ansiedade e depressão. Um estudo recente revelou que, entre 2022 e 2023, o número de agendamentos com psicólogos aumentou 89%, passando de aproximadamente 710 mil para mais de 1 milhão. Esses números evidenciam a crescente busca da população por acolhimento e cuidado psicológico, reforçando a importância da valorização desses profissionais.

A solenidade reafirma o compromisso da CMM com a valorização dos profissionais da saúde mental e a promoção de políticas públicas voltadas ao acolhimento e cuidado psicológico.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *