Portal Você Online

Seis filmes disputam vaga para representar o Brasil no Oscar

A Academia Brasileira de Cinema revelou nesta segunda-feira (8) os seis longas-metragens que seguem na disputa para representar o Brasil na busca por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar de 2026.

Entre os selecionados, dois títulos são produções pernambucanas: “O agente secreto”, de Kleber Mendonça Filho, e “O último azul”, dirigido por Gabriel Mascaro. A decisão final será anunciada na próxima segunda-feira, 15 de setembro.

Veja os seis filmes finalistas:

  • Baby, de Marcelo Caetano
  • Kasa branca, de Luciano Vidigal
  • Manas, de Marianna Brennand
  • O agente secreto, de Kleber Mendonça Filho
  • O último azul, de Gabriel Mascaro
  • Oeste outra vez, de Erico Rassi

O destaque da seleção é “O agente secreto”, que chega como favorito após conquistar os prêmios de Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho) e Melhor Ator (Wagner Moura) no Festival de Cannes.

O filme, com estreia prevista para novembro, também já tem distribuição confirmada nos Estados Unidos pela produtora Neon, responsável pelo vencedor do último Oscar, Anora.

Já “O último azul”, protagonizado por Denise Weinberg e Rodrigo Santoro, foi reconhecido com o Urso de Prata de Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim e também aparece como forte concorrente.

O prazo final para a inscrição de filmes na categoria internacional do Oscar é 1º de outubro. Já para as demais categorias, a data-limite é 13 de novembro.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgará os indicados em 22 de janeiro de 2026. A cerimônia está marcada para o dia 15 de março de 2026.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *