Um raio matou dez bois em uma propriedade rural no município de Apuí, no Sul do Amazonas, no início da tarde desta quinta-feira (18). Chovia muito no momento em que o raio caiu sobre o pasto.
Segundo o proprietário da fazenda, Romildo cavicholli, o prejuízo estimado é de R$ 30 mil. A maior parte do rebanho sobreviveu à descarga elétrica. A morte do gado foi confirmada pela gerência local do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas).
Gado em pastos estão sujeitos a risco de descarga elétrica. Em solo úmido, a corrente elétrica se espalha e pode matar vários animais de uma vez. Instalar para-raios rurais, evitar árvores isoladas e oferecer abrigos adequados são medidas de prevenção.
A Defesa Civil do Amazonas emitiu nesta quinta-feira alerta de chuvas intensas em todo o estado, válido até às 9h desta sexta-feira (19), com base em boletim do Inmet. A previsão indica chuvas de até 50 mm por dia e ventos entre 40 e 60 km/h, com risco de alagamentos, quedas de árvores e descargas elétricas.
O aviso vale para todas as calhas dos rios no Amazonas, incluindo Solimões, Madeira, Purus, Juruá, Médio e Baixo Amazonas (como Presidente Figueiredo, São Sebastião do Uatumã e Nhamundá).


