
A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), promove a “Semana Estadual da Pessoa Idosa – Manaus”, que segue até o dia (30), em cumprimento à Lei nº 2.877/2004.
O encontro, marcado por momentos de dança, música e poesia, reuniu centenas de idosos de diferentes zonas da cidade em um ambiente de integração, lazer e valorização cultural. Entre as atrações, o grupo “Seresta: Prosa & Poesia” emocionou o público com apresentações que despertaram memórias afetivas e reforçaram a importância da arte e da cultura no processo de envelhecimento ativo.
O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, ressaltou a relevância da programação e destacou que a Semana Estadual da Pessoa Idosa é um marco de celebração, conscientização e mobilização.
Aos 76 anos, José Ferreira, frequentador assíduo do PMI, reforçou a importância da iniciativa.
“Essa Semana da Pessoa Idosa é muito importante. É o momento em que aprendemos como devemos proceder nessa fase da nossa vida desde a forma de nos alimentarmos, participarmos de atividades físicas, até conhecermos nossos direitos e praticarmos o respeito para também sermos respeitados. Aqui no Parque do Idoso, onde nos encontramos, somos muito felizes”, destacou.
A Semana Estadual da Pessoa Idosa, instituída pela Lei nº 2.877/2004, ocorre anualmente na última semana de setembro e tem se consolidado como um marco de valorização e respeito à pessoa idosa no Amazonas.
Com o lema “Respeito não envelhece: valorizar a pessoa idosa é honrar o passado e fortalecer o futuro”, a programação segue até o dia 30 de setembro em diferentes espaços da cidade, reforçando Manaus como referência na promoção de direitos, no fortalecimento de vínculos comunitários e na implementação de políticas públicas voltadas à terceira idade.