
O prefeito David Almeida acompanhou, pessoalmente, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), o monitoramento das ocorrências causadas pela forte chuva, na manhã deste domingo (5). Com início por volta das 10h, o temporal registrou 49 milímetros de precipitação, mais que o dobro do esperado para o período, que era de 10 a 20 milímetros, provocando alagamentos, transbordamentos de bueiros e igarapés, queda de árvores e desabamentos em diferentes regiões da cidade.
“Estamos aqui, no CCC, para informar que esta chuva gerou ocorrências de prioridade um e três. O caso mais grave ocorreu no bairro Zumbi, onde uma casa desabou. Também registramos queda de árvore no bairro Eldorado e transbordamentos próximos à Magalhães Barata, entre os bairros São Lázaro e Crespo”, detalhou o prefeito.
Segundo os registros meteorológicos, a zona Sul da cidade, medida pela torre do bairro Santa Luzia, foi a área mais afetada pelo volume de chuva, enquanto o bairro São Lázaro concentrou os maiores impactos de alagamento e transbordamento.
O forro da Feira do São Jorge, localizado na Zona Oeste de Manaus, desabou durante a forte chuva que atingiu a capital amazonense. De acordo com os feirantes que estavam no local, o forro da feira não resistiu à intensidade da chuva e acabou cedendo parcialmente.
Uma árvore tombou sobre a Rua Santos Dumont, na Zona Centro-Oeste de Manaus, ao lado de um restaurante. A via ficou bloqueada até que servidores da Prefeitura serrassem a árvore.
A chuva causou transtornos em várias zonas da cidade. Ruas ficaram alagadas e o trânsito apresentou lentidão em diferentes trechos. Parte do teto do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), localizado na Avenida Ramos Ferreira, Centro de Manaus também desabou. Não houve vítimas.
Aviso Meteorológico
De acordo com o aviso meteorológico da Defesa Civil do Amazonas, divulgado às 11h32 e válido até 14h (horário local) e divulgado nas redes sociais, as imagens do radar registraram chuvas com intensidade moderada a forte, com possibilidade de descargas elétricas para os municípios de Manaus, Careiro da Várzea, Iranduba e Novo Airão. Ainda de acordo com aviso, no Amazonas foram registrados 30 mm de chuva nas últimas 12 horas.
De acordo com a Prefeitura de Manaus, o temporal registrou 49 milímetros de precipitação, mais que o dobro do esperado para o período, que era de 10 a 20 milímetros, provocando alagamentos, transbordamentos de bueiros e igarapés, queda de árvores e desabamentos em diferentes regiões da cidade
Segundo os registros meteorológicos, a zona Sul da cidade, medida pela torre do bairro Santa Luzia, foi a área mais afetada pelo volume de chuva, enquanto o bairro São Lázaro concentrou os maiores impactos de alagamento e transbordamento.
Ação integrada
A Prefeitura de Manaus, por meio da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), mantém equipes integradas em prontidão nas ruas para atender a população, minimizar os impactos e garantir a segurança da cidade. Até o momento, quatro ocorrências já foram registradas e as equipes continuam trabalhando para solucionar problemas de alagamentos, transbordamentos e desabamentos.
As chamadas de ocorrências durante a chuva foram dois desabamentos (zonas Sul e Leste); um risco de desabar na zona Sul e uma erosão na zona Centro-Oeste.
“Estamos atuando em tempo real para dar respostas rápidas à população e reduzir os efeitos da chuva em toda a cidade. A prioridade é atender os casos mais críticos e garantir a segurança de todos”, reforçou David Almeida.
A Prefeitura de Manaus recomenda que os moradores das áreas de risco mantenham atenção, evitem locais alagados e acionem imediatamente a Defesa Civil pelo telefone 199 em caso de emergências.