
O presidente Lula (PT) publicou, na manhã deste domingo (26), no horário de Brasília, uma foto ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após um encontro entre os líderes durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), em Kuala Lumpur, na Malásia. A reunião começou às 15h30 no horário local (4h30 em Brasília) e durou cerca de 45 minutos, segundo o petista.
“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo (horário local), na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, escreveu Lula em um post no Instagram.
Este foi o primeiro encontro oficial entre os dois desde uma breve conversa durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro, em Nova York. A reunião ocorre em meio à tensão provocada pela decisão dos Estados Unidos de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e aplicar sanções a autoridades do país por causa do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Durante conversa com jornalistas, Trump afirmou ser “uma honra” se reunir com Lula e demonstrou otimismo quanto à relação bilateral. “Nós vamos discutir tarifas um pouco. Nós sabemos o que cada um quer”, disse o republicano, acrescentando acreditar que os dois países poderão chegar a “bons acordos”.


