
A busca por construções mais sustentáveis tem levado arquitetos e engenheiros a revisitarem conceitos e soluções tradicionais. Entre eles está a arquitetura vernacular, estilo de construção que utiliza de forma estratégica materiais e técnicas disponíveis na natureza e que possibilitam uma adaptação melhor ao clima, à cultura e às condições de cada região. Essa forma de construir prioriza a funcionalidade, a eficiência energética e a sustentabilidade, características que vêm ganhando destaque em projetos residenciais.
De acordo com o arquiteto da Tec Obras, Emanuel Gonzaga, essa nova tendência nas construções se apoia em três fundamentos principais: sustentabilidade natural, adaptação ao clima e identidade cultural. “Os efeitos se traduzem na redução do impacto ambiental e do custo energético. Além disso, resolvem questões como ventilação, sombreamento e conforto térmico, sem depender de tecnologia intensiva”, explica.
Ele cita exemplos que vêm das construções tradicionais do interior do Amazonas. “Em muitos municípios essas soluções são muito evidentes, quando se analisa as casas sobre palafitas, que nasceram da necessidade de adaptação às cheias dos rios. A arquitetura vernacular amazônica mostra uma convivência respeitosa com o território. As coberturas amplas, as aberturas generosas e o uso de materiais como madeira e palha são respostas diretas ao ambiente, garantindo conforto térmico e segurança, mas também indo ao encontro da necessidade do morador ribeirinho”, afirma o arquiteto da Tec Obras.
Para Emanuel Gonzaga, incorporar técnicas vernaculares em projetos urbanos e de grande escala não significa voltar ao passado, mas reinterpretar a lógica desses princípios com a tecnologia atual. “Recursos como ventilação cruzada, sombreamento por brises (quebra-sóis), coberturas verdes e o uso de materiais regionais certificados são evoluções diretas dessa tradição”, comenta.
Ainda segundo o arquiteto da Tec Obras, o maior ensinamento da arquitetura vernacular é que inovação também pode significar retorno às origens. “Os povos tradicionais sempre projetaram de maneira inteligente, aproveitando o sol, o vento e os recursos locais, com precisão admirável. A verdadeira sustentabilidade está em decisões conscientes e no respeito ao ambiente. Cada local oferece suas próprias respostas, e o papel do arquiteto é saber ouvi-las”, diz Emanuel Gonzaga.
Sobre a Tec Obras
Construtora amazonense, a Tec Obras é especializada em serviços na construção civil, com atuação em obras residenciais, comerciais e industriais, além de projetos arquitetônicos, manutenção predial, pavimentação e saneamento. Com foco em qualidade, a empresa atende tanto à iniciativa privada quanto pública, contribuindo para o desenvolvimento e modernização de espaços urbanos. A sede está localizada na rua Ramos Ferreira, 2025, Praça 14 de Janeiro. Contatos: (92) 98477-0801 e (92) 3673-2783.


