
O Manauara Esporte Clube entrou na segunda semana de preparação para a temporada 2026, agora com os trabalhos voltados para a parte física e técnica do elenco. Após uma primeira semana dedicada a exames, avaliações nutricionais, fisioterapia e fisiologia, o grupo passou a vivencia uma rotina mais intensa dentro e fora de campo.
Pela manhã, os atletas realizam um treino técnico no gramado do Centro de Treinamento do Robô da Amazônia. À tarde, a programação seguiu com atividades de força na academia do clube, iniciando oficialmente o período de carga progressiva planejado pela comissão técnica.
De acordo com o preparador físico Luigi Alpino, essa fase da pré-temporada é fundamental para que os jogadores suportem a exigência crescente das próximas semanas.
“A gente está numa carga progressiva, tanto do conteúdo de trabalho quanto dos componentes que o jogo pede. Eles precisam passar por uma fase mais orgânica, de adaptação do organismo ao calor e ao treinamento, que aumenta a frequência cardíaca e acelera o metabolismo. Por isso, priorizamos um treino mais aeróbico nesse início, para que comecem a se adaptar a esse tipo de esforço. Apesar de o futebol não ser apenas isso, é um passo necessário”, explicou.
O preparador reforça que o cuidado com a carga e com o controle individual dos atletas é determinante para evitar lesões neste período.
“No período da tarde eles fazem o trabalho de força, que é fundamental, mas eles precisam passar por esse processo para conseguirem competir durante todo o ano, essa é a nossa ideia principal. Quando finalizamos a temporada passada, montamos toda a programação da pós-temporada, mesmo durante as férias, com um cronograma de seis semanas para que eles não chegassem 100% desgastados, mas também não viessem muito abaixo fisicamente. Isso foi muito importante, porque nos testes avaliamos que eles chegaram bem, em força, velocidade e potência”, destacou.
Além disso, Luigi afirma que o departamento de desempenho e saúde conta com estrutura completa para monitorar diariamente cada atleta. “Temos todos os parâmetros necessários: termografia, fisioterapia e um departamento muito bem equipado. Existe toda uma triagem diária para que nenhuma lesão aconteça. Esse controle é essencial para conduzir a pré-temporada com segurança e evolução constante”, concluiu.
Temporada 2026
O Manauara EC inicia a temporada 2026 de forma estruturada, profissional e com foco científico. O Robô do Norte estreia no Campeonato Amazonense no dia 11 de janeiro, às 20h, na Arena da Amazônia, diante do Princesa do Solimões. Além do estadual, o clube também disputará a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série D.


