:format(webp))
O Brasileirão de 2026 começa oficialmente nesta quarta-feira, 28, com sete partidas abrindo a primeira rodada da Série A. Os confrontos seguem na quinta-feira, 29, completando esse início da competiçã
A rodada inaugural reúne clássicos regionais, duelos entre campeões nacionais e partidas espalhadas por diferentes estados do país. Ela marca o pontapé inicial de uma temporada que terá 38 rodadas, pausa no meio do ano para a Copa do Mundo da Fifa e previsão de encerramento em 2 de dezembro.
A CBF implementou mudanças profundas para a temporada 2026, reorganizando datas para alinhar o futebol brasileiro ao calendário internacional, principalmente neste ano por causa da Copa do Mundo que acontece entre junho e julho, e minimizar sobrecargas de jogos.O Brasileirão Série A 2026 começa em 28 de janeiro e termina em 2 de dezembro, passando a ocupar praticamente toda a temporada — algo inédito na história dos pontos corridos. Também haverá pausa entre 11 de junho e 19 de julho devido à Copa do Mundo de 2026.
Os estaduais seguem abrindo o ano, entre 11 de janeiro e 8 de março, mas agora com redução para 11 datas, permitindo mais espaço no calendário.
A Copa do Brasil também passa por mudanças importantes: aumenta para 126 participantes e terá final em jogo único no dia 6 de dezembro. As fases iniciais serão em jogos únicos, enquanto os clubes da Série A entram apenas na quinta fase.
Além disso, competições continentais começam mais cedo: a Libertadores inicia em 18 de fevereiro, com final programada para 28 de novembro.
A Série A do Brasileirão 2026 mantém 20 clubes. A temporada marca o retorno de Athletico‑PR, Coritiba, Chapecoense e o histórico acesso do Remo, que volta à elite após 32 anos.
Clubes da Série A 2026
Athletico‑PR
Atlético‑MG
Bahia
Botafogo
Chapecoense
Corinthians
Coritiba
Cruzeiro
Flamengo
Fluminense
Grêmio
Internacional
Mirassol
Palmeiras
Red Bull Bragantino
Remo
Santos
São Paulo
Vasco
Vitória
A distribuição regional evidencia o domínio do Sudeste, que concentra 12 times, seguido do Sul (5), Nordeste (2) e Norte (1) — com o Remo recolocando a região na elite após mais de duas décadas.
Onde assistir
Na edição de 2026, o Brasileirão mantém um modelo de transmissões compartilhadas. A TV Globo exibe um jogo por rodada em TV aberta, enquanto o Sportv transmite as partidas na TV por assinatura.
O Premiere segue com a maior parte dos confrontos via pay-per-view.
A Record divide a exibição de um jogo por rodada com a CazéTV, no YouTube.
Já o Prime Video transmite partidas exclusivas ao longo do campeonato, dentro do acordo com clubes da Liga Forte União (LFU). Algumas partidas também terão exibição no YouTube da CBN e no GE TV.


