Portal Você Online

EUA deportam 130 brasileiros e mais 139 estão na fila

Chegaram no início da madrugada deste sábado, em Belo Horizonte (MG), em um voo fretado pelo governo americano, mais uma leva de cerca de 130 brasileiros que foram deportados pelos Estados Unidos. Com isso, ainda há pelo menos 139 cidadãos do Brasil que se encontram detidos sob custódia do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) dos EUA, todos eles com uma ordem final de remoção dada por um juiz de imigração daquele país.

Com o novo grupo, já são pelo menos 250 brasileiros em situação migratória irregular deportados nos últimos cinco meses pelo governo de Donald Trump, que  em 2019 intensificou a pressão sobre os países vizinhos para frear o fluxo de imigrantes por sua fronteira sul, com o México. No dia 24 de janeiro, um grupo de 50 deportados desembarcou também em Belo Horizonte; em outubro, 70 haviam sido devolvidos. 

Em teleconferência no final de janeiro, o secretário adjunto do Departamento de Segurança Interna americano, Ken Cuccinelli, disse que o “Brasil é um grande parceiro” no combate à imigração irregular, mas que a cooperação ainda é insuficiente para conter o aumento do número de brasileiros que tentam entrar no país sem documentos de permanência. Cuccineli afirmou, na ocasião, que espera que o próprio governo brasileiro se encarregue da deportação de seus cidadãos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *