Portal Você Online

Terremoto no Mar Egeu causa destruição na Turquia e Grécia

Pessoas buscam por vítimas em prédio que desabou na cidade Esmirna, abalada por terromoto que atingiu Mar Egeu Foto: TUNCAY DERSINLIOGLU / REUTERS

Um forte terremoto atingiu o Mar Egeu nesta sexta-feira (30), provocando destruição na Grécia e na Turquia. Na cidade turca de Esmirna, prédios desabaram com o tremor e, segundo o governo local, há pessoas presas sob os escombros. Até o momento, não há informação do número de vítimas.

O terromoto  foi sentido desde Istambul até as ilhas gregas, onde as autoridades informaram que pessoas entraram em pânico, embora não haja relatos imediatos de feridos.

Em Esmirna, na costa do Mar Egeu, as águas do mar invadiram as ruas depois do abalo. O prefeito da cidade, Tunc Soyer, ao menos 20 prédios foram afetados. O ministro do Interior da Turquia, Suleyman Soylu, por sua vez, afirmou foram seis edifícios que desabaram na região.

Já na ilha grega de Samos, cuja população é de 45 mil habitantes, houve um mini-tsunami causado pelo terremoto. Os moradores foram orientados pelas autoridades para ficar longe das áreas costeiras da ilha.

De acordo com a polícia grega, houve danos a alguns prédios antigos da ilha, mais ainda não há relatos de feridos.

O tremor aconteceu por volta das 8h50 do horário de Brasília. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o abalo foi de 7 graus na escala Richter. No entanto, o serviço turco indicou que tremor foi medido em 6.6 graus.

As informações das duas agências divergem sobre onde foi o epicentro do terremoto. Segundo a Presidência de Gestão de Desastres e Emergências da Turquia (Afad, na sigla original), o epicentro foi a cerca de 17 km da costa de Esmirna, a uma profundidade de 16 km. Por sua vez, a profundidade era de 10 km e que o epicentro ficava a 33,5 km da costa da Turquia.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *