O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarcou em Rio Branco nesta quarta-feira (24), para sobrevoar as regiões do Acre atingidas por alagamentos na última semana. O estado sofre com a cheia em 10 cidades. Bolsonaro deve sobrevoar o município de Sena Madureira, um dos mais afetados pela enchente.
O Rio Iaco, em Sena Madureira, está com o nível de 17,66 metros, na medição das 6h de quarta, de acordo com a Defesa Civil Municipal. No total, são 321 famílias atendidas, sendo 103 desabrigadas (que estão em abrigos), 209 desalojadas (estão na casa de parentes ou amigos).
A estimativa, segundo a Defesa Civil, é que cerca de 70% da cidade esteja atingida pela cheia. Pelo menos 12 bairros de Sena Madureira estão totalmente alagados.
Além de Sena Madureira, os municípios de Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Feijó, Tarauacá, Jordão, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves também enfrentam dificuldades com parte da população desabrigada e desalojada por causa das cheias dos rios.
Municípios em situação de emergência – Até terça (23), pelo menos seis rios continuavam apresentando sinais de vazante (diminuição no nível das águas). Os dados são divulgados pelo Corpo de Bombeiros diariamente com base em informações das Secretarias Municipais de Ação Social/Centro de Referência de Assistência Social e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comdec).
Entre as cidades que apresentaram vazante está Cruzeiro do Sul, Tarauacá (9,40 metros), Feijó, Sena Madureira, Porto Walter, Rio Branco (14,95) e Santa Rosa do Purus — as medições são são de 6h desta quarta (24). Os níveis dos demais rios ainda não foram disponibilizados.
Bolsonaro libera R$ 450 milhões em crédito extra para desastres naturais; parte vai para o Acre – Bolsonaro assinou na última segunda-feira (22) uma MP (Medida Provisória) que abre crédito extraordinário em favor do Ministério do Desenvolvimento Regional, no valor de R$ 450 milhões. Os recursos serão utilizados em ações da Defesa Civil para socorro e assistência às vítimas das chuvas em diferentes regiões do país.
Foz do Iguaçu – O presidente seguirá rumo a Foz do Iguaçu, no Paraná, para participar na quinta-feira (25) do lançamento da revitalização do sistema HDVC de Furnas associado à Usina Hidrelétrica de Itaipu. A agenda está prevista para 10h30.